Zona Orbital Inesperada: 'Planeta Proibido' é Descoberto no Deserto de Netuno

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (30/05) no site do Sputnik News Brasil destacando que 'Planeta Proibido' foi descoberto no Deserto de Netuno por grupo internacional de astrônomos liderado pela Universidade de Warwick do Reino Unido.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Zona Orbital Inesperada: 'Planeta Proibido' é Descoberto no Deserto de Netuno (FOTO)

Sputnik News Brasil
30/05/2019 - 11:43

© flickr.com / NASA/ Blueshift 


Um exoplaneta com uma atmosfera menor que a de Netuno foi descoberto por um grupo internacional de astrônomos liderado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido.

O NGTS-4b foi nomeado "planeta proibido" pelos pesquisadores porque, apesar de ter uma atmosfera gasosa, ele está localizado em uma área conhecida como "Deserto de Netuno" – uma região considerada inóspita para planetas gasosos semelhantes a Netuno.

Esta área recebe calor e radiação tão fortes que se pensava que os planetas não seriam capazes de reter sua atmosfera gasosa e que ela simplesmente evaporaria, deixando apenas um núcleo rochoso, revela o estudo publicado pela Royal Astronomical Society.

Os pesquisadores acreditam que o planeta pode ter entrado nessa zona há relativamente pouco tempo, no último milhão de anos. Além disso, o exoplaneta está posicionado a 920 anos-luz de distância do nosso planeta, tem uma massa 20 vezes superior à da Terra e um raio 20% menor que Netuno.

Daniel Bayliss, da Universidade de Warwick, que trabalhou no estudo, disse que o planeta está "muito, muito perto da sua estrela" e que "a orbita a cada 1,3 dia".

"Quando se está tão perto de uma estrela, acaba-se recebendo muita radiação da estrela e é o suficiente para remover as camadas de uma atmosfera em um planeta que tem aproximadamente o tamanho de Netuno. Achamos que a temperatura é provavelmente de cerca de 1.000 graus Celsius neste planeta”, ressaltou.

© Foto: Universidade de Warwick/Mark Garlick
Planeta Proibido, NGTS-4b, descoberto no deserto de Netuno.

O pesquisador explica que ninguém imaginava que um planeta "do tamanho de Netuno, tão perto da estrela hospedeira", poderia manter sua integridade e não se evaporar. 

"E é por isso que ele foi apelidado de 'Deserto de Netuno' ou 'Zona Proibida'. Assim, esta descoberta veio como uma surpresa para nós", enfatizou Bayliss.

"Para que este 'planeta proibido' exista, deve haver algo mais acontecendo que ainda não tenha sido descoberto. É possível que o sistema seja muito jovem e não tenha tido tempo de evaporar o planeta. Ou talvez o planeta tenha se mudado para lá recentemente", complementou.

Ele também sugere que há a possibilidade que a "estrela simplesmente não está emitindo a radiação" anteriormente imaginada e que, de alguma forma, ela "não tem sido suficiente para evaporar o planeta".

A descoberta do exoplaneta foi feita pelo Observatório Paranal, localizado no deserto de Atacama, no Chile.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários