Instituto da China Reconhece Trabalho de Pesquisador do INPE

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (22/05) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Instituto da China reconhece trabalho de Pesquisador do INPE.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Instituto da China Reconhece Trabalho de Pesquisador do INPE

Por INPE
Publicado: Mai 22, 2019

São José dos Campos-SP, 22 de maio de 2019

O Centro Nacional de Ciência Espacial (NSSC, na sigla em inglês) da China concedeu o título de Professor Honorário a Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante toda a sua carreira científica. O prêmio foi entregue no mês passado, em Pequim, durante cerimônia realizada pela Academia de Ciências da China (CAS).

Pesquisador do INPE desde a década de 1970, Gonzalez foi nomeado recentemente como assessor científico do Programa da Cooperação Brasil – China, na área de Ciências e Tecnologias Espaciais e no Laboratório Conjunto em Clima Espacial. 

"Foi uma honra receber o título e entendo que esta premiação é destinada a todos que comigo colaboraram para o desenvolvimento das Ciências e Tecnologias Espaciais. Adicionalmente, é destinada também aos envolvidos na cooperação em Ciências Espaciais e Clima Espacial entre o Brasil e a China", declara o pesquisador do INPE. 

Gonzalez recebeu em 2017 o Space Weather Prize, concedido pela American Geophysical Union (AGU). É um dos pioneiros no estudo de fenômenos como tempestades geomagnéticas, que acontecem quando partículas muito energéticas e campos magnéticos intensos emitidos pelo Sol atravessam o meio interplanetário e interagem com o campo geomagnético da Terra, podendo causar danos no espaço e na superfície terrestre. Dependendo da intensidade, o fenômeno pode causar graves prejuízos nas telecomunicações e na estabilidade de grandes sistemas, como usinas nucleares.

Pesquisador do INPE discursa no NSSC durante cerimônia em sua homenagem.
Walter Gonzalez recebe a distinção de Dong Xiaolong, vice-diretor do NSSC.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários