NASA Busca Voluntários Para Missão Que Estuda Gigantesco Asteroide Bennu

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (23/05) no “Jornal Metro” destacando que a NASA americana está buscando voluntários para missão que estuda gigantesco Asteroide Bennu.

Duda Falcão

ESTILO DE VIDA

NASA Busca Voluntários Para Missão Que Estuda Gigantesco Asteroide Bennu

Por Wellington Botelho
Jornal Metro
Quinta, 23 maio 2019, às 17:49

Foto: NASA / Goddard / University of Arizona

A sonda OSIRIS-REx da Agência Espacial Americana (NASA) está no gigantesco asteroide Bennu desde dezembro de 2018. O equipamento mapeia detalhadamente o objeto espacial, enquanto a equipe procura um local de coleta de amostras.

Um dos maiores desafios desse esforço, é que Bennu tem uma superfície extremamente rochosa e cada pedregulho representa um perigo para a segurança da espaçonave. Para agilizar o processo de seleção, a equipe está solicitando aos cientistas voluntários que desenvolvam um mapa de risco contando pedregulhos.



“Para a segurança da espaçonave, a equipe da missão precisa de um catálogo abrangente de todos os pedregulhos próximos aos locais de coleta de amostras em potencial, e convido os membros do público para ajudar a equipe da missão OSIRIS-REx a realizar essa tarefa essencial”, disse Dante. Lauretta, investigadora principal do projeto.

Para este esforço, a NASA está fazendo uma parceria com o CosmoQuest, um projeto executado fora do Instituto de Ciência Planetária que apoia iniciativas de ciência cidadã.

Voluntários realizarão as mesmas tarefas que os cientistas planetários fazem: medindo os pedregulhos de Bennu e mapeando rochas e crateras, pot meio do uso de uma interface web.

Para ajudar os voluntários, a equipe fornece um tutorial interativo, bem como assistência adicional ao usuário, conforme informações da Agência Espacial. Saiba mais neste link. 

Foto: NASA / Goddard / University of Arizona

Fase Importante

A campanha de mapeamento do asteroide Bennu continua até 10 de julho deste ano, quando a missão inicia o processo de seleção do site de amostra. Uma vez que os locais primários e secundários sejam selecionados, a espaçonave começará um reconhecimento mais próximo para mapear os dois locais para uma resolução de mais de um centímetro.

Ainda segundo a instituição, a manobra de amostragem Touch-and-Go (TAG) está programada para julho de 2020, e a espaçonave retornará à Terra com carga (amostras do objeto espacial) em setembro de 2023.


Fonte: Site do “Jornal Metro ” - 23/05/2019 - https://www.metrojornal.com.br

Comentários

Postar um comentário