SpaceX Lança Primeiros Satélites Para Rede Que Vai Prover Internet do Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (24/05) no site “G1” do globo.com, destacando que empresa americana SpaceX lançou os primeiros satélites da sua 'Rede Starlink' que vai prover internet do espaço

Duda Falcão

ECONOMIA  - TECNOLOGIA

SpaceX lança primeiros satélites para rede que vai prover internet do espaço

Um foguete Falcon 9 da empresa decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, com 60 satélites. Empresa tem Elon Musk, da Tesla, em seu comando.

Por France Presse
24/05/2019 - 04h18
Atualizado há 16 horas

Foto: Malcolm Denemark/AP
Falcon 9 da SpaceX é lançado com 60 satélites em Cabo Canaveral, na Flórida, na quinta (23).

SpaceX lançou nesta quinta-feira (23) os primeiros 60 satélites de seu sistema "Starlink", cujo objetivo é prover Internet a partir do espaço. Elon Musk, que também é dono da montadora de carros elétricos Tesla, é quem está por trás da empresa espacial.

Em 2018, o empresário chegou a enviar um carro Roadster para o espaço, durante o lançamento do 'superfoguete' Falcon Heavy.

Um foguete Falcon 9 da empresa decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, por volta das 22h30 local (23h30 em Brasília). Os satélites começaram a ser liberados uma hora após o lançamento, a uma altitude de 440 km, e usarão seus próprios propulsores para se posicionar em uma órbita relativamente baixa, a 550 km.

Elon Musk anunciou o sucesso da operação por meio de seu Twitter. "Implementação bem-sucedida de 60 satélites Starlink confirmada", disse Musk.



Inicialmente, o lançamento estava previsto para a semana passada, mas foi adiado devido à necessidade de atualizações de um software. Cada satélite pesa 227 kg e foi construído em Redmond, na região de Seattle.

Foto: SpaceX / via AFP Photo
Imagem mostra lançamento de foguete Falcon 9 com 60 satélites Starlink da SpaceX.

SpaceX na Corrida Espacial

A empresa do magnata Elon Musk lidera a corrida espacial privada. Musk espera captar entre 3% e 5% do futuro mercado global, o que poderá render à SpaceX US$ 30 bilhões ao ano, dez vezes mais do que arrecada com o lançamento de foguetes.

A SpaceX obteve aprovação do governo dos Estados Unidos para lançar até 12 mil satélites, em diferentes níveis de órbita, mas Musk avaliou na véspera que mil serão suficientes para que o sistema seja "economicamente viável".

A Starlink começará a funcionar assim que forem ativados 800 satélites, o que exigirá uma dúzia de lançamentos. "Acredito que dentro de um ano e meio, talvez dois, se as coisas forem bem, é provável que SpaceX tenha mais satélites em órbita que todos os demais satélites combinados", disse Musk na semana passada.

Atualmente, há cerca de 2.100 satélites ativos orbitando a Terra, além de milhares já inativos. Para reduzir o risco de acidente com outros satélites, cada equipamento da Starlink contará com tecnologia contra colisão, segundo a SpaceX.

Para receber o sinal de Internet da SpaceX os usuários precisarão de uma antena que "basicamente se parece com uma pizza média", disse Musk.

Foto: SpaceX via AP
Em 2018, SpaceX enviou Tesla Roadster para o espaço.


Fonte: Site “G1” do globo.com - 24/05/2019

Comentário: Pois é leitor um definitivo xeque-mate no projeto do SGDC-2 como foi inicialmente concebido pelo consórcio Telebrás, Embraer, FAB e que precisa ser urgentemente revisto. Alias o próprio SGDC-1 já era um tremendo e inseguro trambolho espacial desde que foi concebido pelas mentes doentias, estupidas e mal intencionadas dos esquerdopatas que inventaram todo essa história. Para que o leitor possa entender melhor , leia o meu comentário endossado pela opinião do especialista Rui Botelho que acompanha a matéria intitulada “O Projeto Bilionário de Satélites para Conectar Todos os Cantos do Mundo à Internet” postado aqui no Blog em fevereiro deste ano. Este foi o primeiro golpe ao conceito deste inseguro trambolho espacial francês atualmente em órbita a serviço do Brasil (será mesmo?) e evidentemente a sua sequencia, vale a pena conferir. Ministro Marcos Pontes, abra o olho.

Comentários