IEAv é Uma das Atrações do Science Days, em São José dos Campos

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto foi uma das atrações do Science Days em São José dos Campos.

Duda Falcão

IEAv é Uma das Atrações do Science Days, em São José dos Campos

IEAv - Instituto de Estudos Avançados


O evento “Science Days” foi inspirado no “Dia do Espaço”, da Flórida, importante evento que visa a abrir oportunidades para a educação e a sensibilização sobre a importância da Ciência e Tecnologia, Indústria Aeroespacial e seu impacto na economia, buscando, ainda, fomentar o empreendedorismo e destacar startups entre jovens universitários.

Este ano, a fim de estimular iniciativas em ciência e tecnologia na região, tal evento teve a sua 3a edição na cidade de São José dos Campos-SP, no Parque da Cidade, entre os dias 5 e 6 de abril, contando com a participação de aproximadamente 12 mil pessoas, todas interessadas em conhecer avanços científicos e tecnológicos, experimentos em física, química e outros ramos da ciência, além de se divertir com várias atividades lúdicas que uniram aprendizado e lazer.

O público era formado por famílias inteiras, jovens estudantes e grupos diversos que percorreram os estandes montados no pavilhão Gaivota, com muita disciplina e interesse. O Science Days é uma realização do Instituto Alpha Lumen, que mantém unidades de ensino fundamental e médio no Jardim Esplanada, na região central. O evento é mundial, sendo realizado por ONGs (organizações não governamentais) e institutos ligados à ciência e tecnologia.

Neste contexto, o IEAv se fez presente por meio do seu Laboratório Interativo de Ciência – LIC, que expôs diferentes experimentos lúdicos que atraíram a curiosidade dos visitantes, os quais, por meio da Ciência, puderam aprender e se divertir. No Pavilhão, aconteceram palestras, oficinas, voos de drones, observações noturnas do céu e uso de simuladores e contou com a participação de instituições importantes das áreas STEM, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Espacial Europeia (ESA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o MIT-Brazil, o Observatório Astronômico do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), dentre outros.

Para o Diretor do IEAv, Cel Av Lester, “participar de um evento desta magnitude, de nível mundial e compartilhando espaço com Instituições como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Espacial Europeia (ESA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o MIT-Brazil, nos faz acreditar cada vez mais na relevância de nosso trabalho e o quanto podemos contribuir para a formação de novos pesquisadores e na motivação e inspiração de nossos estudantes, desde a mais tenra idade, favorecendo o progresso tecnológico e o bem da ciência nacional. A nossa missão comporta não só o desenvolvimento de tecnologias estratégicas, mas ainda a formação de recursos humanos, os quais, mais do que competências técnicas, necessitam de um ambiente de exemplo e inspiração, o que buscamos com atividades como esta”.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo e parabéns ao IEAv por colaborar nesta área de educação com a participando neste evento. Se não estiver enganado, o Cel. Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, esteve recentemente participando da “1ª Escola Brasileira em Propulsão Aspirada”, realizada recentemente em Natal., e sentimos a falta de uma nota fazendo um relato de como foi a participação do instituto neste evento, afinal ele é o maior centro de pesquisa nesta área de propulsão aspirada no país.

Comentários

  1. Oi, amigo... bom dia..
    Mais uma vez obrigado por nos ajudar a divulgar o que temos feito no IEAv, não só em prol da ciência e tecnologia, mas também em prol da educação de nossas crianças e adolescentes...
    Quanto à nota sobre a Escola Brasileira de propulsão aspirada, já está saindo do forno e pretendemos publicar anda esta semana... foi realmente um sucesso!!!
    Permanece o convite para nos visitar assim que tiver um tempo...
    Forte abraço e muito sucesso para ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cel. Lester!

      Não precisa agradecer, estamos aqui para isso e fazemos com grande gosto, especialmente quando se trata de educação, afinal é uma de minhas bandeiras. Quanto ao convite, ja está aceito Coronel, e quando for a São Paulo farei sim uma visita ao instituto. Fico no aguardo Coronel da materia sobe o evento e tambem sobre o Projeto PHiLO.

      Abs.

      Duda Falcão
      (Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário