Esqueça Asteroides Mortíferos: Mineração Espacial Pode Ser Próxima Vilã da Humanidade

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (13/05) no site do Sputnik News Brasil destacando que a segundo pesquisadores mineração espacial poderá ser a próxima vilã da humanidade.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Esqueça Asteroides Mortíferos: Mineração Espacial Pode Ser Próxima Vilã da Humanidade

Sputnik News Brasil
13/05/2019 - 11:59

© Foto: Agência Espacial Europeia

Cientistas alertam que o impulso da mineração no espaço pode representar uma grande ameaça para o futuro da vida na Terra.

Nos últimos anos, empresas de mineração espacial se concentraram em recursos naturais valiosos (como ferro, ouro, platina e água) presos em asteroides e planetas rochosos nas proximidades, reporta The Guardian.

Os pesquisadores afirmam que, a menos que preservemos nosso Sistema Solar da exploração industrial, corremos o risco de esgotar permanentemente todos os recursos ao alcance humano.

"Se não pensarmos nisso agora, seguiremos em frente como sempre fizemos, e em poucas centenas de anos enfrentaremos uma crise extrema, muito pior do que temos agora na Terra […] Uma vez explorado o Sistema Solar, não há para onde ir", disse Martin Elvis, astrofísico sênior do Observatório Astrofísico de Smithsonian em Cambridge (EUA).

Analisando a rapidez com que os humanos poderiam utilizar os recursos mais acessíveis da Via Láctea, caso a mineração espacial decolasse, descobriu-se que a taxa de crescimento anual de 3,5% consumiria um oitavo dos recursos realistas do Sistema Solar em 400 anos – o que significa que a humanidade teria apenas 60 anos para controlar a atividade de mineração para evitar esgotar completamente a oferta.

Segundo informa a matéria, os cientistas pedem que 85% do Sistema Solar sejam colocados fora dos limites do desenvolvimento humano, deixando pouco mais de um oitavo para a mineração espacial. Porém, proteger a Via Láctea da indústria de mineração espacial pode ser problemático.

"Se tudo correr bem, podemos estar enviando nossas primeiras missões de mineração para o espaço em 10 anos […] Uma vez que ela começa e alguém faz um lucro enorme, haverá o equivalente a uma corrida ao ouro. Precisamos levá-la a sério", concluiu Elvis.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é, cada grupo de pesquisa tenta de alguma forma buscar holofotes, mas é certo que, qualquer exploração predatória será sempre prejudicial e perigosa, inclusive no espaço. Enfim...

Comentários