Modulo Lunar Snoopy é Encontrado na Órbita da Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante matéria publicada ontem (13/05) no site online da revista “AERO Magazine” destacando que o perdido ‘Módulo Lunar Snoopy’ da Apollo 10 foi finalmente encontrado na órbita lunar.

Duda Falcão

AMENDOIM NA LUA

Snoopy é Encontrado na Órbita da Lua

Astrônomos encontram módulo lunar da Apollo 10 em órbita desde 1969

Por Edmundo Ubiratan
AERO Magazine
13 de Maio de 2019 às 15:00

Fotos: NASA
Módulo lunar Snoopy momentos após ser descartado pela missão Apollo 10.

Após 50 anos, um grupo de astrônomos do Reino Unido encontrou o Snoopy, o módulo lunar da Apollo 10, que está na órbita da Lua desde maio de 1969. A nave espacial viaja 15.200 metros acima de sua superfície da Lua em uma órbita perpétua.

A descoberta representa um grande feito da astronomia, já que o módulo lunar tem apenas quatro metros de largura e está em uma órbita desconhecida desde que foi abandonado após seu uso na missão Apollo 10. A busca durou mais de uma década conduzida pelo Royal Astronomical Society, coordenada por Nick Howes, técnicos que participaram das missões Apollo, astronautas e especialistas em voos espaciais.

Módulo de comando Charlie Brown visto do Snoopy.

A Apollo 10 foi a missão que antecedeu a histórica Apollo 11. O objetivo da missão era proporcionar realizar os últimos testes antes do primeiro pouso na Lua. Os astronautas Thomas P. Stanfford e Eugene A. Cernan, conduziram o Snoopy até 10 km da superfície lunar, verificando uma infinidade de parâmetros de voo e controlabilidade, assim como a capacidade de retorno ao módulo de comando, que ficou sob responsabilidade do astronauta John W. Young. Após completarem os ensaios, o Snoopy retornou ao módulo de comando, batizado de Charlie Brown. Ao contrário dos módulos lunares das demais missões (com exceção da Apollo 13) o Snoopy não foi descartado em direção a superfície lunar, permanecendo em órbita até os dias de hoje.


Alguns cientistas defendem que a NASA ou algum interessado em exploração espacial consiga recuperar o Snoopy da órbita lunar e traze-lo de volta à Terra. O objetivo seria analisar os efeitos da longa exposição ao espaço em uma nave tripulada.


Fonte: Site da Revista AEDRO Magazine - https://aeromagazine.uol.com.br

Comentário: Pois é leitor está foi até agora a maior aventura da humanidade e já se iniciou a segunda fase desta aventura, quando não só os americanos estarão voltando a Lua bem como se aventurando por outros cantos de nosso sistema solar. O Brasil precisa achar uma forma de participar, não podemos continuar pensando pequeno por razões óbvias e o nosso Ministro Marcos Pontes sabe disso. É claro que precisamos fechar primeiro o ciclo completo de acesso ao espaço e desenvolver tecnologias sensíveis que ainda nos falta, mas isso não impede de termos um Brazonauta Corps ativo e realizando pesquisas em parceria com os americanos, Russos e Chineses. Precisamos ter Brasileiros lá em cima, só assim fazendo o que se tem de fazer é que teremos voz ativa na hora que precisarmos, veja o exemplo do PROANTAR. Pensar somente em satélites de sensoriamento remoto, meteorológico, comunicações, de defesa e um ou outro científico, todos para serem lançados em volta da orbita terrestre, além do acesso ao espaço, é apequenar o que possamos fazer e realizar no espaço. Visão, amigos, ela tem de existir com anos de antecedência e as vezes décadas.

Comentários

  1. Outras fontes afirmam que o objeto está em órbita solar, e não em órbita lunar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível estar em órbita solar. As duas naves se desacoplaram e se reacoplaram em órbita da Lua, e depois que estavam todos os astronautas no módulo de comando/serviço, se desacoplaram novamente, sendo o módulo Lunar abandonado. Não havia ninguém a bordo para comanda-lo e mesmo que houvesse, ele não tinha propelente para sair da orbita da Lua.

      Excluir

Postar um comentário