A Terra Está Prestes a Ser Atingida Por Partículas Solares

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (21/05) no site do Sputnik News Brasil destacando que a Terra está prestes a ser atingida por Partículas Solares.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

'Buraco' no Sol: Terra Está Prestes a Ser Atingida Por Partículas Solares

Sputnik News Brasil
21/05/2019 - 06:04

CC0 / Pixabay

Pesquisadores alertam que o nosso planeta deve ser bombardeado por partículas solares durante esta semana como resultado de um buraco que se abriu na superfície do Sol.

Segundo cientistas, um fluxo de partículas solares está escapando de um "buraco fracamente organizado" na camada superior da atmosfera do Sol conhecida como coroa, escreve o tabloide britânico Express.

Buracos como estes são comuns, e pesquisadores afirmam que estamos agora no meio da efusão de partículas solares que afetarão a Terra de 21 a 23 de maio.

"O vento solar que flui de um buraco fracamente organizado na atmosfera do Sol é esperado para atingir o campo magnético da Terra nesta semana […] Isto vai causar agitação geomagnética, mas provavelmente não tempestades geomagnéticas, de 21 a 23 de maio", informou o site de previsão cósmica Space Weather.

Como a Terra será atingida por essas partículas, as auroras podem ocorrer nesta semana. À medida que a magnetosfera é bombardeada pelos ventos solares, luzes azuis deslumbrantes podem aparecer quando essa camada da atmosfera reflete as partículas.

O campo magnético da Terra protege os seres humanos da barragem de radiação que vem de manchas solares, mas as tempestades solares podem prejudicar as tecnologias por satélite, potencialmente levando a uma falha nos sistemas de navegação GPS e sinais telefônico e televisivo, além de aquecer a atmosfera externa da Terra, fazendo com que ela se expanda.

A onda de partículas também pode levar a correntes elevadas na magnetosfera, ocasionando uma carga energética excessiva no sistema elétrico e causando um possível apagão.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial