Mais de 44 Horas de Programação Marcaram o VI Festival Brasileiro de Minifoguetes - Curitiba 2019

Olá leitor!

Trago agora para você um interessante relato do “VI Festival  Nacional de Mini-Foguetes 2019 (VI FBMF-2019), ocorrido com sucesso entre os dias 26 de Abril e 01 de Maio na bela capital paranaenses e locais adjacentes. O relato tem como autor o Sr. Carlos Cássio Oliveira, presidente do Centro de Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB) que compareceu ao evento a convite da Associação Brasileira de Minifoguetes (ABM). Vale a pena conferir!

Duda Falcão

“Mais  de  44  Horas  de  Programação  Marcaram  o  VI Festival Brasileiro de Minifoguetes  -  Curitiba 2019”

Por Carlos Cássio Oliveira
28/05/2019

Entre os dias 26 de Abril e 01 de Maio de 2019, a Associação Brasileira de Minifoguetes –ABM, Brazilian  Association  of  Rocketry – BAR, realizou o “VI FBMF-2019”, os locais do evento foram no Complexo do Centro Politécnico da UFPR e na Colônia Penal Agroindustrial do Estado do Paraná, me Piraguara. O evento foi patrocinado pelas seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná-UFPR, Universidade Positivo - UP, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Olímpiada Brasileira de Astronomia-OBA  e da Fundação de Ciência, Aplicação e Tecnologia Espaciais – FUNCATE. Órgão da Agência Espacial Brasileira-AEB.

Foi uma riquíssima oportunidade para debates, trocar de informações  e principalmente a troca de experiências sobre os assuntos pertinentes a idealização de projetos e resoluções de problemas correlatos. Houve um incremento do empreendorismo educativo no país, inovações ao exercício cultural de uma nova mentalidade a prática do espaçomodelismo. Está edição (2019) contou com a participação de 40 equipes de 15 estados brasileiros, contabilizando 54 lançamentos de minifoguetes entre grupos (equipes) do ensino: Fundamental, Médio e do ensino Superior ( universitários).

Os objetivos básicos do Vi FBMF, foram:

1 – Perpetuar a cada ano a realização da competição com minifoguetes em 8 categorias com apogeus entre: 50  a  3.048 metros.

2 – Lecionar minicursos básicos sobre temas relacionados ao projeto e análise de comportamentos dos minifoguetes e a performance dos motores, tais como:

2.A – Preparação e carregamento a frio de KNSU em motores-foguetes a níveis experimentais.

2.B – Projeto estrutural de motores-foguetes.

2.C – Cálculos do coeficiente de Arrasto de minifoguetes.

2.D – Cálculos e  otimização da trajetória de minifoguetes.

2.E – Teste estático e análises de motor-foguete do espaçomodelo.

2.F – Estimativa do empuxo do motor-foguete.

2.G – Estabilidade de minifoguete.

2.H– Introdução à propulsão Hibrida.

2.I– Doutrina de segurança em atividades de lançamento de minifoguetes.

2.J – Teste estático de motores foguetes experimentais.

2.L – Altímetros e localizador de minifoguetes.

3 – Realizar uma exposição sobre minifoguetes, motores e equipamentos relacionados e afins.

4 – Realizar assembleia anual da Associação Brasileira de Minifoguetes ( BAR).

5 – Registara recordes nacionais obtidos por minifoguetes.

6 – Apresentar inovações em minifoguetes, seus motores, aerodinâmica, eletrônica, etc.

7 – Promover a integração de cursos, instituições e grupos de pesquisas envolvidas com engenharia espacial, bem como de pessoas  interessadas no assunto que é contagiante.

8 – despertar e motivar vocações para as  áreas científicas e espacial.

9 – Difundir as importantes atividades do: espaçomodelismo - foguetemodelismo e a aeroespaciais.

10 – Comemorar: 58 anos do voo do cosmonauta Yuri Gagarin  ( 12/4/1961). 38 anos do primeiro voo do Space Shutlle ( 12/4/1981) e 50 anos da chegada do Homem à Lua em: (20/Julho de 1969).

11 – Divulgar assiduamente o nosso PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO – PEB, e suas pesquisas correlatas.

12 – Realização de “Workshop” sobre minifoguetes com sessões para apresentação de trabalhos técnicos e palestras.

O Festival Brasileiro de Minifoguetes, que já entrou no calendário anual de grandes eventos científicos no Brasil. No dia 26 de abril de 2019 ( Sexta-feira), foi a abertura do evento, no Auditório de Administração do Setor de tecnologia do Campus da  UFPR. Ali foi realizado todas as inspeções obrigatórias: (Engº Dawson T. Izola + Cássio-CEFAB e outros fiscais delegadas pelo Engº Carlos H. Marchi) dos minifoguetes, quanto aos check´s  dos:  posicionamentos corretos dos Centros de Gravidade (C.G.) e Centros de Pressões ( C.P.), furos equalizadores das baías dos altímetros, condições gerais  e outros itens, etc. Além dos empréstimos dos altímetros fornecidos pela BAR( Nº), aos grupos que não possuíam tal instrumentos coletores de dados. Das 18:00 às 21:30, foram iniciados os dois primeiros  minicursos do evento, conforme citados nas sequências acima discriminados.

No dia 27 de Abril ( Sábado), no Centro Politécnico da UFPR ( Campo de Futebol) primeiras séries de lançamentos relativos a categorias: ( Fundamental, Médio e H-100). “Na categoria fundamental o 1º LUGAR ficou com a equipe: “TAPAJOS ROCKET” do Colégio Santa Clara, procedente da cidade de Santarém (PA), com seu fenomenal foguete:” (TAPAJOS -2). Foi uma grande honra para todos os participantes de sua nobre equipe, vindo de tão distante, abrilhantar o evento, sucessos á todos! Continue semeando está semente no Norte do Brasil. Na categoria H-50, o 1º LUGAR ficou com o grupo “SHARK BOYS”. E na categoria H-100, o 1º lugar ficou com a equipe “ESS ROCKET”, da CBJ de Curitiba ( PR). No horário vespertino houve umas séries de exposições de minifoguetes de todas as equipes participantes com apresentações de: banners, fotos, vídeos e oficinas. Ás (16:30 às 21:30 h) foram  ministrados minicursos em salas de aulas.

Para a programação do dia: 28 de abril ( Domingo), no horário matutino foram cancelados os lançamentos das categorias: ( H2K e H3K) na Fazenda Santa Maria do Rincão do Ipê em Campo Largo. O motivo do cancelamento foi devido o não preenchimento dos Critérios Técnicos exigidos pela segurança operacional dos veículos, requeridos pelas equipes técnicas de fiscalizações. No período vespertino das: ( 16:00 às 20:00 H) minicursos. No horário noturno, das: ( 20:00 às 21:30h), no Auditório da Adm. Do setor de Tecnologia, foram entregues as premiações relativas aos lançamentos do dia: 27 de abril de 2019.

Continuando nesta fantástica viagem! No dia: 29-04-2019 (Segunda), nas imediações da Colônia Penal Agroindustrial do Estado do Paraná em Piraquara foram realizados os lançamentos das séries: ( H-500 – H1K  &  X100h250). O vencedor da categoria: (X100h250), foi à equipe “ESS ROCKET” da CBJ Curitiba (PR), neste desafio,  ganharam um certificado de Honra ao Mérito, além de bater o Record do festival, ao atingir um apogeu de (H-Max=99,8 metros), faltando 2 dígitos para tingir a referência exigida de (100 metros) nesta modalidade. Na categoria: (H 500), a equipe “GRALHA AZUL”, conglomerado de instituições de ensino superior: UFPR – UP UTFPR  & UNIVAP conquistaram o 1º lugar. Para surpresa de todas as testemunhas presentes, no finalzinho do último lançamento, na classe: ( H1K) com o espirito competidor e vencendo na casa dos organizadores, teve um gostinho ainda mais especial de vitória para a equipe: “ CEB ROCKET DESIGN”, procedente de Casimiro de Abreu (RJ) do ensino médio. O seu orientador, Prof. Patrick (cebrocketdesign@gmail.com), junto com sua nobre equipe de jovens e futuros engenheiros do PEB, conquistaram o 1º lugar nesta inusitada classe, atingindo o apogeu de: 1.123,50 metros. O humilde professor acredita que o prêmio foi maior do que o inesperado resultado.  Todos da equipe foram pegos de surpresa com a tamanha performance de voo do seu foguete. Complementa o professor Patrick dizendo: - “A equipe tem grande profissionalismo, assiduidade, organização, seriedade e reponsabilidades do que fazem e principalmente o amor à ciência. Tudo foi meticulosamente preparado, testado as qualidades. E nossos competidores tratados como estrelas. Mas, estar presente neste grande evento anual, é muito gratificante. Agradecemos de coração a todos da direção deste evento. A maior diferença ficou mesmo pela torcida em nossa escola. Acho que além de todas as amizades construídas, o sentimento de conquistar este prêmio, foi o grande desafio e problemas superados e vencidos por todos”.  Finaliza categoricamente seu eterno sentimento de missão cumprida. Valeu Prof. Patrick, sucessos para 2020.

As ações protagonizadas pela direção do BAR, em nome do Prof. Carlos Henrique Marchi, em prol do Programa Espacial Brasileiro-PEB, realizadas por sua gestão jutos a sua nobre equipe formada por engenheiros competentes, já há algum tempo, o merecido reconhecimento pelas autoridades competentes do país.

O mundo moderno nos traz inúmeros desafios. Por  isso, enfatizo que um dos pontos focais do nosso anseio e luta diária é a nossa tão esperada ‘REGULAMENTAÇÃO”, que nos garantam um exercício pleno das nossas atividades, como a recente legislação operacional dos DRONES.

Creio que todos os entusiastas e fieis escudeiro do PEB, acreditam fielmente no futuro espacial de nossa tão sofrível nação. Por isso continuaremos a ecoar as nossas vozes no sentido de sensibilizar os atuais governantes quanto a importância em cada estado do Brasil, atarem à pratica segura, controlada e legislada  do espaçomodelismo.

Valores como: disciplina nas atividades de ensino fundamental, médio e superior, patriotismo em prol da ordem e do progresso cientifico do Brasil, integridade, honestidade de propósitos nas pesquisas com foguetes, comprometimento de ajuda mútua entre os grupos e o código de fonte dos conhecimentos abertos para todos, como exemplo o software “Open Rocket” e a plataforma “ARDUINO”, sustentarão acesa a chama do CONHECIMENTO daqueles que estão se iniciando ou congregando a mais tempo com a atividade. Em fim, todos que dedicam a causa da nossa nobre atividade, desejamos os melhores esforços e grandes capacidades para resolverem os intricados problemas nos desenvolvimentos dos projetos. Sucessos nos testes estáticos e lançamentos dos seus minifoguetes em cada estado da nação.

Parabenizo a todos os participantes do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes-2019, e espero poder revê-los no ano que vem.

Fotos do Evento:

Banner - Grupo CEB - RJ.
Banner - Grupo Tapájos 2 Rockery - Ensino Fundamental.
Expectativa para o início do Festival.
Vista geral do ginásio.
Vista geral - Montagem das Plataformas.
Equipe Passando pelo crivo de observações do Prof. Engº Dawson.
Trabalho de Preparo Antes do Lançamento VI FBMF 2019.
Minifoguete Pronto para Lançamento - 1º dia de Campanha.
Lançamento do MiniFoguete no VI FBMF 2019.
O Sr. Cássio Carlos Oliveira com o Grupo Tapajós 2 Rocketry - Ensino Fundamental.
O Sr. Carlos Cássio Oliveira com a Equipe Mirim de Fogueteiros- Filhos do Engº Carlos Henrique Marchi.
O Sr. Carlos Cássio Oliveira com o Engº AKIRA e o Engº Carlos Henrique Marchi (UFPR).
O Sr. Carlos Cássio Oliveira com o Prof. Dr. Carlos Canalle (UERJ).
O Sr. Carlos Cássio Oliveira com o Engº Sérgio Mello de Moraes- Grupo CEPA.
O Sr. Carlos Cássio Oliveira com Schuaza Poligonautas e o Engº DAWSON.
O Sr. Cássio Carlos oliveira com a Sra. Suely da FUNCATE - AEB.
O Prof. Alysson Diógenes (UP) com o jovem Engenheiro Mecânico Diego Moro e esposa.
Lançamento no V FBMF 2019.
Valeu o esforço para recuperar seu foguete.
Hora do Almoço e lanches Track Food.
VI FBMF 2019 - lançamento Foguete H-500.
Maquetes de Premiações.
Troféu do 1º Lugar H50-Médio.
O Engº AKIRA e o Engº Carlos Henrique Marchi (UFPR) com um Aluno Campeão -do VI FBMF 2019.
O Sr. Cássio Carlos Oliveira com uma das equipes campeã do festival.
VI FBMF 2019 - Equipe Campeã 1.000 metros- CEB ROCKET DESIGN.
Foto Final da Coletividade da VI FBMF 2019.
Informe do  6° Festival Brasileiro de Minifoguete

OBS: Foi muito sentida a falta de um dos pioneiros do Foguetemodelismo Brasileiro nesta sexta edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes. Tratou-se da não presença do Sr. Paulo Gontran (o Príncipe de Pelotas), líder do Centro Gaúcho de Pesquisas Aeroespaciais (GEGAPA). O Blog BRAZILIAN SPACE torce para que esteja tudo bem com o Sr. Paulo Gontran e espera poder revê-lo em breve firme e disposto.

Comentários