Blue Moon: Conheça a Nave Que Promete Levar os EUA de Volta à Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (11/05) no site da Revista Galileu destacando que Jeff Bezos, fundador e presidente da empresa americana espacial Blue Origin, apresentou a imprensa o primeiro modelo em tamanho real do novo módulo lunar da empresa, chamado de Blue Moon.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - ASTRONOMIA

Blue Moon: Conheça a Nave Que Promete Levar os EUA de Volta à Lua

Veículo poderia levar astronautas ao satélite natural da Terra em 2024

Por Redação Galileu
11/05/2019 - 11h24
Atualizado - 11h24

(Foto: Divulgação/Blue Origin) 
Jeff bezos ao lado da nave Blue Moon.


Na quinta-feira (9), Jeff Bezos, fundador e presidente da Blue Origin, revelou o primeiro modelo em tamanho real do novo módulo lunar da empresa, chamado Blue Moon. "Este é um veículo incrível, e está indo para a Lua", disse ele. 

Blue Moon foi projetado para transportar robôs, equipamentos científicos e outras cargas, com capacidade de 3,6 toneladas de material e até 6,5 toneladas na versão mais pesada. A nave ainda possui uma região pressurizada que poderia realizar um voo espacial tripulado, aumentando a expectativa de levar astronautas dos Estados Unidos para a Lua. 

Segundo Bezos, que também é fundador da Amazon e o homem mais rico do planeta, a espaçonave foi desenvolvida nos últimos três anos. Antes de enviar pessoas para a superfície lunar, a Blue Origin deve testar o módulo em uma missão sem tripulantes. 

A empresa tem como objetivo pousar no polo sul da Lua, onde há água. Especialistas acreditam que a substância pode produzir hidrogênio, que serviria de combustível para a nave explorar outros cantos do Sistema Solar.

(Foto: Divulgação/Blue Origin)
Veículo espacial Blue Moon, na Blue Origin, pode levar astronautas para a Lua.

Bezos não declarou se a Blue Origin planeja oferecer seu novo veículo à NASA – a agência espacial possui planos de levar astronautas à Lua em 2024. Contudo, uma descrição publicada no site da empresa afirma que Blue Moon "foi projetado para pousar um veículo de subida que nos permitirá levar norte-americanos à Lua em 2024."

A NASA ainda não escolheu o veículo para a sua missão. Enquanto isso, empresas privadas e outras agências espaciais em todo o mundo estão se preparando para uma nova onda de exploração da Lua. No mês passado, a fabricante Lockheed Martin revelou propostas de construir seu próprio módulo lunar.  

Em Orbita

Além da espaçonave, Bezos anunciou o desejo de construir cidades orbitais giratórias que permitiriam que os humanos vivessem no espaço. Esta é uma ideia antiga do executivo, que sempre analisou alternativas para quando os recursos naturais da Terra esgotassem. "Uma das coisas mais importantes que sabemos sobre a Lua é que há água lá. Está na forma de gelo", ele afirmou. "Está em crateras nos polos da Lua e a água é um recurso extremamente importante."

O plano foi imediatamente massacrado no Twitter, com muitos internautas sugerindo que o empresário deveria usar todo o seu dinheiro para melhorar as coisas no planeta.


Até o CEO da SpaceX, Elon Musk, sugeriu que Bezos estava construindo algo que não ia chegar a lugar nenhum. "Oh pare de provocar, Jeff", escreveu o empresário, que ainda compartilhou uma fotografia alterada de Blue Moon com as palavras "Blue Balls" – em inglês, o termo é uma referência à dor nos testículos. 

O próprio Bezos, no entanto, admitiu que essa ideia é para longo prazo. "Uma das coisas que precisamos fazer é inspirar as futuras gerações", comentou. 



Fonte: site da Revista Galileu - 11/05/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é leitor, apesar do choro do CEO da SpaceX, agora a Blue Origin se junta ao esforço americano de retornar a Lua até 2024 ao lado da NASA e da própria empresa do resmungão e chorão Elon Musk. Na verdade a corrida para Lua já está aberta e países como a China, Rússia, Japão, Índia, Israel, Reino Unido e a Europa de forma unida (através da Agencia Espacial Europeia - ESA) também já aceleraram seus projetos lunares, e até mesmo (por incrível que pareça) o Brasil também já trabalha para lançar a sua sonda lunar orbital privada “Garatéa-L” em  2022. Leitor, apesar da grande e louvável iniciativa da galera da “Missão Gatatéa-L “, o Blog BRAZILIAN SPACE acha muito pouco para o potencial de um país como o nosso. Podemos fazer mais, muito mais, porem precisamos acreditar em nosso potencial e deixar de pensar pequeno. Porque não seguir o exemplo dos israelenses e desenvolver um sistema de propulsão de pouso que permita grupos científicos do país desenvolver uma missão científica em solo lunar ou até mesmo no planeta-anão Ceres (seria o máximo), e até mesmo um rover diante dos grandes e exitosos grupos de robótica que temos no Brasil. Vamos deixar de pensar pequeno, chega de mentalidade e de incompetência ‘coelhanas’, vamos mostrar o que o nosso pais é capaz de fazer quando trabalha em conjunto com seriedade, dinamismo e  competência. As startups espaciais brasileiras estão aí, e o desafio está lançado para a comunidade espacial do país e ao Ministro Marcos Pontes.

Comentários