Como Um Oceano em Plutão Pode Tornar Mais Plausível a Existência de Vida Extraterrestre

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (20/05) no website português “TVi 24” destacando que Cientistas acreditam que debaixo de uma planície misteriosa de Plutão pode estar um oceano.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Como Um Oceano em Plutão Pode Tornar Mais Plausível a Existência de Vida Extraterrestre

Cientistas acreditam que debaixo de uma planície misteriosa de Plutão
pode estar um oceano. A existência de massas de água como
esta aumenta a probabilidade de haver vida no Universo

TVi 24
20/05/2019 - 19:14/ AG

Fonte: NASA
Imagens de Plutão captadas pela sonda espacial New Horizons.

Um estudo publicado na revista científica Nature Geoscience revela que pode haver um oceano líquido por baixo de uma camada de gelo em Plutão. Depois de ser anunciado que o planeta anão tem uma atmosfera sazonal, os cientistas tentaram saber mais sobre a Sputnik Planitia, que sempre foi motivo de muitas interrogações: trata-se de uma planície que poderá ter-se formado devido ao impacto de um asteroide, mas a superfície quase plana indica que será  recente, formada há algumas centenas de milhares de anos. Porém, as margens com visíveis efeitos de erosão sugerem que a Sputnik Planitia terá, afinal, muitos milhões de anos. 

A superfície aparentemente jovem é, para os cientistas, uma pista de que por baixo da superfície poderá haver água. Mas foi também descoberta uma "anomalia" gravitacional que pode explicar-se com o ocenano encoberto: se se tratar de uma cratera antiga que se encheu de água, então esta deveria estar congelada. Mas não está, e o líquido persiste, provavelmente, graças a uma camada de gás, provavelmente metano, que separa o oceano de uma superfície de gelo.


Fonte: Website português TV124 - http://www.tvi24.iol.pt/

Comentários