NASA Divulga FOTOS de Superfície Lunar Após Queda de Sonda Israelense

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (15/05) no site do Sputnik News Brasil destacando que a NASA divulgou Fotos da superfície lunar após queda da sonda israelense.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Divulga FOTOS de Superfície Lunar Após Queda de Sonda Israelense

Sputnik News Brasil
15/05/2019 - 23:50

© AFP 2019 / AFP

Uma espaçonave da NASA em órbita ao redor da Lua avistou o local do acidente da sonda israelense Beresheet, que bateu na superfície durante uma tentativa de pouso em abril.

A NASA tirou as fotos ao passar pelo local de pouso em 22 de abril, 11 dias após o acidente, de uma altitude de 90 quilômetros acima da superfície.



As imagens mostram que a sonda deixou uma mancha escura de 10 metros de diâmetro ao longo da Lua, onde teria batido e se desintegrado logo depois. No entanto, a LRO não conseguiu detectar se a Beresheet formou uma cratera de superfície no impacto.

A sonda, que pretendia ser a primeira espaçonave feita com recursos majoritariamente privados a aterrissar na superfície da Lua, foi uma criação da SpaceIL trabalhando em parceria com a Israel Aerospace Industries e foi lançada em cima de um foguete SpaceX Falcon 9 em fevereiro.

O acidente ocorreu devido a um comando errôneo que foi inserido no computador da sonda, que iniciou uma reação em cadeia que terminou com o motor principal da espaçonave desligando cedo demais. Como resultado, a sonda não conseguiu desacelerar o suficiente durante a descida até a superfície e se desfez no impacto.

Os resultados da investigação completa sobre o acidente deverão ser publicados pela SpaceIL no final de maio.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor como já sabemos, apesar da torcida, infelizmente a sonda espacial israelense Beresheet não conseguiu completar a sua missão chocando-se contra o solo lunar e sendo destruída. Entretanto o  primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já se comprometeu afirmando que o governo israelense irá ajudar a enviar uma segunda sonda a Lua, demostrando assim o firme proposito com o programa espacial e de exploração lunar de seu país. Que sirva de exemplo pro nosso.

Comentários