Um Vídeo dos Satélites da SpaceX Parece Coisa de Extraterrestre

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (26/05) no site “Gizmodo Brasil” destacando que um vídeo dos satélites da “Constelação Starlink” da SpaceX parece coisa de extraterrestre.

Duda Falcão

ESPAÇO

Este Vídeo dos Satélites da SpaceX Parece Coisa de Extraterrestre

Por Alessandro Feitosa Jr.
26 de maio de 2019 - 17:29
Fonte: The Verge via SatTrackCam Leiden Blog


Na semana passada, a SpaceX fez o lançamento de satélites de internet para compor a constelação Starlink – uma série de satélites interconectados desenvolvidos com o objetivo de fornecer internet de alta velocidade para clientes ao redor do mundo. Um astrônomo na Holanda capturou imagens dos satélites orbitando a Terra.

Os 60 satélites da Starlink, cada um pesando 227 quilos, foram lançados na órbita terrestre baixa (LEO, em inglês) na quinta-feira (23) por volta das 23:32 (horário de Flórida, Orlando). O astrônomo Dr. Marco Langbroek publicou em seu blog que calculou onde os satélites iriam orbitar e apontou sua câmera para capturar o momento.


No vídeo é possível ver um satélite atrás do outro voando pelo céu. Parecem até OVNIs. Segundo o astrônomo, foi utilizada uma câmera de vigilância WATEC 902H com sensibilidade à baixa iluminação, equipada com uma lente Canon FD 1.8/50 mm. O material exibe pelo menos 56 objetos.

Os satélites foram colocados a uma altitude de 400 quilômetros pelo foguete Falcon 9 que foi lançado do Cabo Canaveral, na Flórida. Assim que estiver completa, a constelação de satélites Starlink vai transmitir sinais para que clientes tenham acesso à internet de alta velocidade. A empresa espacial privada precisará conduzir pelo menos uma dúzia ou mais de lançamentos antes que isso se torne realidade.


Fonte: Site “Gizmodo Brasil” – https://gizmodo.uol.com.br

Comentário: Simplesmente fantástico. Particularmente não tenho simpatia nenhuma pelo senhor Elon Musk, ao qual considero um tremendo arrogante e um falastrão que fala demais e muita vezes o que não deve. Entretanto leitor, não há como negar que ele é uma pessoa que faz as coisas acontecerem neste setor espacial, como agora nesta fantástica iniciativa. Iniciativa está vale lembrar que deveria levar o Brasil a repensar o seu programa de satélites SGDC como já colocado aqui no Blog. Quiçá no Brasil tivéssemos um empresário com a visão deste Sr. Elon Musk e talvez tenhamos, será? Bom leitor, segundo o nosso Ministro-Astronauta Marcos Pontes, a VSAT Aerospace é a SpaceX brasileira, e se assim for, deixo uma mensagem ao CEO desta startup espacial: Vinicius, seja você mesmo meu caro e continue sonhando, pois o sonho é a mola mestra dos realizadores.

Comentários