Acordo de Cooperação Com Organização Americana Trará Eficiência e Agilidade a Projetos da AEB

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada hoje (17/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que um Acordo de Cooperação assinado com uma organização sem fins lucrativos, com sede na Pennsylvania (EUA), trará eficiência e agilidade a projetos da Agencia.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Acordo de Cooperação Traz Eficiência
e Agilidade a Projetos da AEB

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 17/05/2019 - 16h06
Última modificação: 17/05/2019 - 16h07

Acordo de cooperação técnica vai desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos na área espacial.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, assinou na última segunda-feira (13.05), um acordo de cooperação técnica com o Project Management Institute (PMI), do Distrito Federal, para desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos nas áreas de satélites, veículos lançadores e segmentos de solo do Programa Espacial Brasileiro.

O acordo de cooperação, assinado pelo presidente da AEB e pela diretora do PMI Nathália Tatagiba, é fruto de uma iniciativa da nova direção, que tenta cumprir com eficiência a missão da Agência de promover atividades espaciais de interesse nacional, às quais visam beneficiar a sociedade brasileira.

“A expectativa é que esse acordo estabeleça maior controle nos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Brasileiro. A ideia é uniformizar os contratos, aculturar a Agência nesse novo modelo, e principalmente trazer agilidade e eficiência no acompanhamento dos projetos, seguindo a tendência dos demais órgãos governamentais”, afirmou o diretor Paulo Braga Barros, da Diretoria de Satélites, Aplicações de Desenvolvimento.

Entre as iniciativas previstas no acordo de cooperação estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas, capacitação e treinamento de recursos humanos, seguindo as boas práticas do PMI, por meio da realização de eventos técnicos em gerenciamento de projetos como palestras técnicas, treinamentos e discussões sobre o tema proposto.

A reunião contou também com a presença da chefe de gabinete da AEB, Letícia Vilani Morosino do coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB, Rodrigo Leonardi, e dos diretores do PMI, Thiago Chaves Oliveira e Alencar de Paula Libânio.

O PMI é uma organização sem fins lucrativos, com sede na Pennsylvania (EUA) e tem como propósito normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. Hoje a organização auxilia o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no desenvolvimento de projetos ligados à ciência, tecnologia e inovação no setor público, os quais buscam produzir conhecimento, gerar riquezas e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável em formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, sinceramente não tenho dados que me comprovem de que essa cooperação poderá mesmo ser útil e positiva para a AEB, mas vou ficar na torcida para que assim seja, e gostaria que especialistas da área dessem a sua opinião.

Comentários

  1. Se isso der resultados, diria que poderá ser comparado a um milagre rsrs...

    Agora falando sério... acho meio estranho essa cooperação. Que tipo de informações esta instituição terá acesso? Não são assuntos sensíveis demais para um país compartilhar com uma ONG estrangeira ainda por cima???

    Penso que dependendo das informações, outros interessados possam até mesmo oferecer $$$$ por elas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que isso Reginaldo. A AEB não gere nada, é mera repassadora de recursos... Nem prestação de contas de maneira adequada ela cobra, logo, qual o sentido de tal cooperação ?

      Excluir

Postar um comentário