NASA Planeja Mandar Primeira Mulher Para a Lua em 2024

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante matéria postada ontem (14/05) no site da “Revista Superinteressante” destacando que a NASA americana planeja mandar a primeira mulher para a Lua em 2024.

Duda Falcão

Ciência

NASA Planeja Mandar Primeira Mulher Para a Lua em 2024

Por Maria Clara Rossini
Publicado em 14 maio 2019, 18h02

(NASA/JPL/Reprodução)

O homem pisou na Lua pela primeira vez há 50 anos. Entre 1969 e 1972, a missão Apollo levou 12 pessoas à superfície lunar – e nenhuma delas era mulher. Mas, em 2024, ano da próxima viagem da Nasa ao nosso satélite natural, essa não será a realidade. A missão Artemis planeja enviar, pela primeira vez, uma astronauta à Lua.

O anúncio foi feito no Twitter oficial da agência espacial americana nesta segunda-feira (13). A missão recebeu o nome em homenagem à irmã gêmea de Apolo, deus grego do Sol. Além de ser uma das mulheres mais importantes da mitologia grega, Ártemis é a deusa da caça e é representada pela Lua.



Uma outra referência à deusa grega é a espaçonave Orion, que levará os astronautas até uma estação espacial em órbita na Lua. Na mitologia, Orion é companheiro de caça de Ártemis e o único homem por quem ela teria sentido algum tipo de atração.

Mas, para que a missão seja executada em cinco anos, a Nasa pediu ao governo americano um aumento de 1,6 bilhão de dólares no orçamento da agência de 2020. A maior parte do acréscimo será utilizada para o desenvolvimento de um mecanismo de pouso na Lua, um dos processos mais difíceis de ser realizados. Como falamos nesta matéria da SUPER, uma das opções é a compra da sonda “pousadora” Blue Moon, desenvolvida pelo fundador da Amazon.

O principal objetivo da missão Artemis é estudar as possibilidades de colonização da Lua. As tecnologias estão sendo desenvolvidas aqui na Terra e serão colocadas em prática lá em cima. Depois de estabelecer uma infraestrutura no satélite e em sua órbita, o próximo plano da Nasa é enviar astronautas para Marte, por volta de 2030.


Fonte: Revista da Superinteressante - https://super.abril.com.br/

Comentário: Pois é leitor, os americanos estão a todo vapor e o Brasil não pode continuar perdendo tempo., isso já foi feito em quase uma década de “Coelhadas” e fanfarrices. É claro que a nossa situação econômica e política não é no momento das melhores (especialmente depois das declarações do Deputado Eduardo Bolsonaro sobre bombas nucleares que só complicam mais as coisas), porém é nesses momento difíceis que se deve investir no futuro, pois a fila anda e ninguém ficar esperando por você. O PEB é um programa estratégico e precisa ser tratado desta forma com competência, visão, determinação e dinamismo, estamos para lá de atrasados e o caminho é longo e precisa ser percorrido, ou as próximas gerações pagarão um alto preço pelos nossos erros. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Rui Botelho pelo envio dessa notícia.

Comentários