Cientistas Creem Ter Encontrado um Novo Reservatório de Água Congelada em Marte

Olá leitor!

Segue uma notícia postada ontem (24/05) no site “Canaltech” destacando que Cientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

Cientistas Creem Ter Encontrado um Novo Reservatório de Água Congelada em Marte

Por Patrícia Gnipper
Canaltech
Fonte: American Geophysical Union, Space.com
24 de Maio de 2019 às 09h34

Usando dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, cientistas da Universidade do Texas creem ter encontrado um novo "esconderijo" de água congelada em Marte — especificamente, em uma camada de gelo e areia que representaria os últimos traços das calotas polares perdidas há muito tempo.

A bordo da sonda em questão, está um instrumento de radar capaz de ver cerca de 2,5 quilômetros abaixo da superfície marciana. "Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui. Isso provavelmente torna [a região] o terceiro maior reservatório de água e Marte depois das calotas polares", declarou Stefano Nerozzi, que participou da pesquisa.


É tanta água congelada que, de acordo com os pesquisadores, se derretessem e espalhassem essa água toda ao redor do planeta, Marte seria inundada em 1,5 metro. Se a descoberta se confirmar, essas camadas de gelo podem representar os restos das calotas polares nos polos marcianos que existiam há milhões de anos ali. Ainda, tais camadas poderiam ser evidências de como o clima de Marte aqueceu e esfriou ao longo das eras, em resposta a pequenas mudanças na órbita e na inclinação do planeta.

(Foto: NASA/JPL/University of Arizona)
Composição mostra camadas de gelo e areia em uma área exposta na superfície marciana.

O estudo também dá mais informações para que os cientistas consigam mapear onde estão os recursos hídricos em Marte, o que é vital para continuar a busca por sinais de vida no Planeta Vermelho, além de ter papel importante nos planos futuros de levar astronautas para lá. Tudo isso está devidamente documentado na revista científica Geophysical Research Letters.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br

Comentário: Grande notícia.

Comentários