Altas Temperaturas! Cientistas da NASA Descobrem Três Novos Gigantescos Planetas

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (07/05) no “Jornal Metro” destacando que Cientistas da NASA descobriram três novos gigantescos planetas.

Duda Falcão

ESTILO DE VIDA

Altas Temperaturas! Cientistas da NASA Descobrem Três Novos Gigantescos Planetas

Por Wellington Botelho
Jornal Metro
Terça, 07 maio 2019, às 20:00

Foto: NASA

Cientistas da Agência Espacial Americana (NASA) descobriram três novos gigantescos planetas.  “Catar-8b, 9b e 10b são gigantes gasosos como o nosso próprio Júpiter e Saturno, mas em órbitas apertadas em torno de suas estrelas-mãe”, disse em comunicado.

Algo em comum entre eles: Altas temperaturas. “Todos orbitam suas estrelas entre 1,5 a aproximadamente 4 dias. Porque eles estão tão perto de seus sóis, eles pairam entre 1.457 graus a 3.000 graus F”, revelou.

O Catar-8b é pouco mais de um terço da massa de Júpiter e é considerado um "Saturno quente". Demora menos de quatro dias para orbitar sua estrela, que é cerca de 900 anos-luz da Terra.

O Qatar-9b, um "Júpiter quente", leva apenas um dia e meio para fazer uma órbita completa – um "ano" neste planeta. Este gigante de gás orbita uma estrela a 688 anos-luz de distância.

Já o Qatar-10b tem um período orbital muito similar – 1,6 dias – e também é um Júpiter quente. Estranhamente, ele é significativamente menos denso do que Júpiter, com apenas cerca de três quartos de sua massa.

“Estamos chegando cada vez mais perto da marca de 4.000 para exoplanetas confirmados”, revelou a agência espacial. Confira:




Fonte: Site do “Jornal Metro ” - 07/05/2019 - https://www.metrojornal.com.br

Comentários