Seleção do Fornecedor do SGDC Passa Para Final de Agosto

Olá leitor!

Segue uma notícia postada ontem (29/07) no site “TELETIME“ destacando que a seleção do fornecedor do Satélite SGDCE brasileiro passa para final de agosto.

Duda Falcão

Satélites

Seleção do Fornecedor do Satélite
Brasileiro Passa Para Final de Agosto

Segunda-feira, 29 de julho de 2013, 19h42

Foi adiada mais uma vez a seleção da empresa que fornecerá a tecnologia do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDCE) brasileiro. A escolha da empresa que construirá e lançará o satélite ficou para o final de agosto, segundo fontes que acompanham o processo. Originalmente, a seleção deveria ter acontecido no primeiro semestre, depois passou para julho e agora sofre novo adiamento. Seguem no páreo as três pré-selecionadas: Mitsubishi, Loral e Thales. A finalista será selecionada pela Visiona, joint-venture entre Telebrás e Embraer controlada pela segunda. Segundo fontes ouvidas por este noticiário, o novo atraso se deve a um cuidado adicional por parte do governo em relação à questão da segurança, sobretudo depois das notícias sobre espionagem norte-americana nas comunicações brasileiras. Com esse novo atraso, contudo, fica ainda mais improvável a hipótese de lançamento em 2015. No projeto original, o satélite deveria subir e entrar em operação em 2014, mas com a dificuldade de contratação e com o alongado prazo para construção e lançamento (entre 24 e 30 meses), mais o período para finalização dos contratos, a hipótese otimista passa a ser de um lançamento no final de 2015. Outro satélite estava programado para 2016, mas ainda não se sabe se esse cronograma sofrerá atraso ou se será possível, agora, ganhar tempo na segunda parte do projeto.

O satélite geoestacionário brasileiro servirá para uso das comunicações da Defesa (banda X) e da Telebrás (banda Ka). O que está planejado é um satélite médio (cerca de 3 toneladas), com 15 anos de vida útil e cerca de 200 Gbps de capacidade de comunicação de dados.

Evento

Os principais atores no processo de seleção, operação e construção do satélite brasileiro participarão do Congresso Latino-americano de Satélites, realizado pela Converge (que edita este noticiário) no Rio de Janeiro, dias 5 e 6 de setembro. O evento reunirá representantes do Ministério das Comunicações, Visiona, Telebrás, órgãos de Defesa e Anatel, além de empresas do setor de satélite, incluindo fabricantes, operadoras e prestadoras de serviço. Mais informações sobre o evento, incluindo a programação detalhada e as condições de inscrição, estão disponíveis pelo site www.convergecom.com.br/eventos.


Fonte: Site TELETIME - http://www.teletime.com.br

Comentários