Nota de Esclarecimento

Caro leitor!

Resolvi escrever essa nota para fazer um esclarecimento a todos os nossos leitores, pois fomos agradavelmente no dia de hoje surpreendidos com uma grande contribuição feita por uma empresa do setor espacial a nossa Campanha de Manutenção do Blog, contribuição essa  que foi suficiente para superar o valor estipulado por nós no inicio da campanha.

Voltando ao inicio dessa história para que assim haja um melhor entendimento de todos, vale lembrar que em um dos meus artigos, este postado no blog em 07/01/2013 (veja aqui), externei pela primeira vez para os meus leitores que, diante ao ridículo orçamento da AEB enviado ao Congresso naquela época pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para mim era o fim, a gota d’água, e assim encerraria as atividades do blog no dia 30/06/2013.

Com o passar do tempo por diversas vezes reinteirei esse meu desejo de não seguir com o blog após esta data por está desmotivado e descrente com o PEB, e também pelo motivo de está realizando um trabalho, que tomava grande parte do meu tempo sem que eu tivesse um retorno que me possibilitasse dedicar-me o tempo que estava disponibilizando ao blog, já que estava desempregado e vivendo de bico e da ajuda de meus familiares.

Surpreendentemente para mim, fui abordado por um número enorme de leitores via e-mails e através comentários no blog, solicitando que não acabasse com o mesmo, o que confesso, foi um momento muito complicado para mim, pois me senti na obrigação de responder a cada um dos leitores, sendo ai uma questão matemática, ou seja, só fez aumentar o trabalho e o tempo gasto piorando naquele momento ainda mais a situação.

Foi nesse período conturbado que recebi um e-mail do jovem Elison Gustavo da cidade de Cotia-SP, solicitando autorização para escrever um artigo que viesse estimular os nossos leitores a contribuir para manutenção do blog. Após ler atentamente o e-mail do Elison, mesmo constrangido com a situação e não acreditando que essa ação pudesse resultar em algo positivo, respondi ao mesmo que ele estava autorizado. Afinal lá no fundo, nem eu mesmo queria o fim do blog, e se houvesse uma forma de salvá-lo, eu engoliria meu constrangimento e orgulho e tentaria, apesar de não acreditar nessa idéia, pois algo semelhante já havia sito tentado através de uma iniciativa do Prof. Marcos Luna do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA), sem que com isso houvesse qualquer resultado.

Assim sendo, no dia 15/04 recebi o e-mail do Elison com o artigo em questão, que então postei no blog (veja aqui), me prontificando que de acordo como fosse a resposta dos leitores junta a essa iniciativa, no dia 31/05 eu criaria uma conta no site vakinha.com.br, para que assim os leitores pudessem fazer suas contribuições.

Como a resposta dos leitores foi razoável, resolvi então no dia 31/05 criar a conta no site em questão, tendo como data de encerramento da vakinha em 31/12/2013, e com o valor que havia sido sugerido por mim ao Elison, ou seja, R$ 2000,00, valor que realmente era baixo, mas que naquele momento era razoável e ajudaria (caso fosse necessário para evitar que eu viesse a passar por alguma dificuldade financeira), e também porque estava totalmente descrente que a iniciativa viesse a dar resultado.

As contribuições começaram então serem feitas por parte dos leitores que haviam se comprometido e por alguns leitores que não haviam, mas que resolveram colaborar. Entretanto, ao final do mês de junho, notei que dos 36 leitores que haviam inicialmente se comprometido, apenas 25 assumiram o seu compromisso, o que meu deixou muito chateado, fazendo então com que eu desistisse de tudo  e voltasse a estipular uma nova data para o fim do blog, ou seja, 30/10/2013, e assim mesmo em respeito aos leitores que já haviam contribuído.

Acontece que no final da noite do dia 26/06, recebi um telefonema de uma pessoa que eu amo muito, me solicitando para que eu desse um tempo, pelo menos até o final do ano, e ver como as coisas andariam até lá, pois ela gostaria de ver a cobertura que eu faria tanto para a “Operação do SARA Suborbital I”, como para “Operação Santa Bárbara do VLS-1”, já que na visão dela, caso as coisas não melhorassem, pelo menos eu fecharia a história do blog com chave de ouro.

É claro leitor que o argumento dela não me convenceu, mas eu não podia deixar de atendê-la, e assim, mesmo a contra gosto, e não acreditando que atingíssemos nem mesmo os R$ 2000,000 dentro desse prazo, resolvi seguir com a campanha que desde então, como previa, ainda não teve nem mesma resposta do mês passado.

Vale lembrar também que nesse meio tempo fui procurado por uma empresa do setor espacial (a mesma que hoje fez uma grande contribuição pelo vakinha.com.br) que contribuiu com um valor razoável depositado diretamente em minha conta bancaria, e vale dizer que esse valor foi muito útil no mês passado me permitindo um pouco mais de tranquilidade.

Bom, após relembrarmos todos os fatos da história dessa campanha, voltemos agora ao motivo dessa nota de esclarecimento. Como disse no inicio do texto, na manhã de hoje a Campanha de Manutenção do Blog recebeu uma contribuição grande de uma empresa do setor espacial (não citarei o nome da empresa, pois não sei ainda se é do interesse dela). Com isso, o valor estipulado inicialmente (R$ 2000,00) foi superado, e assim sendo, acreditando que agora haja um maior apoio, compromisso e interesse dos nossos leitores na manutenção do blog, e quem sabe de outras empresas, resolvi estipular um novo valor (R$ 20.000,00) acreditando que esse seja o valor necessário para colocar em prática a minha ideia de criar o primeiro Portal Espacial Brasileiro.

Diante disso, não poderia deixar de vir a público e explicar aos meus leitores e colaboradores o porquê desse valor estipulado, para que assim não fique dúvida de minhas intenções.

A ideia é criar um portal de divulgação do PEB e de suas ciências correlatas, com áreas abertas a todos os visitantes, e áreas fechadas para associados, onde às notícias e artigos mais significantes seriam postados, mas (se possível) sem acesso, evitando assim que sejam copiados mantendo-os exclusivos.

Pretendo fazer reportagens com vídeos com os principais players do PEB e das ciências correlatas nos locais onde a notícia acontece, trazendo para os nossos leitores a noticia quentinha da boca de seus protagonistas.

Entretanto, para que isso aconteça, será necessário montar uma infraestrutura formada por equipamentos e recursos humanos que permita a viabilização de um portal como esse.

Assim sendo, em nome da transparência, listo abaixo o que eu acredito ser inicialmente necessário para montagem do blog.

1 - Contratação de um profissional ou de uma empresa que desenvolva o portal

2 - Adquirir e manter um endereço na net para o Portal

3 - Compra de uma Câmera de Vídeo Digital Profissional para realizar as reportagens

4 - Compra de dois pares de microfones de lapela para serem usados em reportagens

5 - Compra de dois microfones de pulso para reportagens

6 - Compra de Tripé profissional para a Câmera Digital

Após o portal ficar pronto será necessário contratar alguém que me ajude nas reportagens e um câmera man, este é claro, seria pago por serviço.

Vale dizer também que para que essas reportagens sejam realizadas exigirá custo com passagens áreas ou rodoviárias (dependendo do local da reportagem), hospedagem e alimentação de todos da equipe, pois moro em Salvador e a maioria dos eventos e profissionais acontecem e atuam no Sul/Sudeste do país respectivamente.

Gostaria de lembrar que felizmente um dos equipamentos necessários (não listado acima) já havia sido adquirido por mim em abril desse ano com grande dificuldade (estou pagando até hoje e ainda nem pude utilizar por falta de oportunidade) que foi a câmera fotográfica digital NIKON D 5200, mas que ainda será preciso comprar alguns equipamentos complementares ligados a essa câmera, para que assim possamos fazer nosso trabalho com tranquilidade.

Bom leitor é isso aí e me coloco a inteira disposição para qualquer esclarecimento sobre esse nosso objetivo, mas que fique bem claro que, caso seja necessário (e espero que isso não venha acontecer) usarei parte dos recursos arrecadados para meu sustento, afinal, desde o início era esse o objetivo, coisa que felizmente até agora não foi necessário.

Duda Falcão

Comentários

  1. Nossa, que boa notícia! Graças a Deus o teu trabalho está sendo reconhecido e espero que a tua iniciativa traga muito mais atenção ao nosso programa espacial em todas as suas áreas de atividades, seja na publica ou na privada.

    Eu vou contribuindo com o que posso até atingirmos a marca dos 20 000 reais. Penso que a medida que fores fazendo as coisas, mais colaboradores aparecerão, e creio que esse passo rumo ao portal é o ideal para tornar o teu trabalho ainda mais respeitado. Enfim, desejo-te o melhor, e caminharemos até ver o nosso Brasil de vez com acesso ao espaço através de nossa própria tecnologia (quem sabe ganhando o respeito e consideração que merece).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Obrigado amigo pela ajuda, pelo reconhecimento e por suas palavras de incentivo. Espero mesmo que possamos atingir esse objetivo, pois um portal creio que poderia ajudar o PEB tornar-se mais conhecido pela sociedade. Enfim, vamos aguardar e torcer.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Esse é um dos melhores blogs nacionais da atualidade, ótimo conteúdo e atualizado constantemente, o programa espacial brasileiro só tem a ganhar com um blog como esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigado pelo reconhecimento de nosso trabalho amigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. O Duda é um batalhador e eu admiro muito ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Digotorpedo, fico muito satisfeito de ter o reconhecimento de jovens como você, pois vocês são o futuro do país e eu já represento o passado, mas felizmente com gaz ainda para dar a minha parcela de contribuição.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Ola Duda.

    Sou leitor acidulo do seu blog a longa data, e acompanho o seu árduo trabalho. Contribui na primeira campanha e certamente contribuirei nesta próxima.
    Sou leitor também de outros blogs e portais. Hoje me veio a mente dar uma dica para que possa gerar ônus o seu trabalho através de um portal.
    Olhe esse link: http://www.nasaspaceflight.com/2006/02/spaceflight-l2/

    É um modelo de portal sustentável, fora as contribuições, pois os leitores podem fazer assinaturas mensais, semestrais ou anuais para ter acesso a um conteúdo exclusivo, além de deixar aberto à debates alguns temas em um ambiente um pouco mais reservado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramon!

      Caro amigo, não precisa se apresentar, pois me lembro bem de sua pessoa. Continua apoiando o Eng. Miraglia? Obrigado pela dica que certamente será útil quando chegar o momento de negociar com o desenvolvedor do portal.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  5. A idéia do PORTAL com um dominio próprio é de muita valia, a sugestão do Ramon com o portal da NASA é muito boa.
    Outara coisa que é muito importante é o COMPROMISSO, usar assinaturas de usuarios do portal, nós teremos compromisso mensalmente, é assim que funciona, sem compromisso não é possivel, tudo tem custos.
    Eu sugiro um Jornal, pode começar digital e depois um jornal físico para assinantes pois o jornal vai ter mais custaos porém vai agragr mais valor ao portal.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário