INPE/IAE Vão Inaugurar Amanhã Novo Lab. do Projeto SIA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (25/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) inauguram nessa sexta-feira (26/07) o "Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (LABSIA)" logado ao Projeto SIA.

Duda Falcão

INPE e IAE Inauguram Laboratório Para
Sistemas de Navegação Inercial Usados
em Satélites e Veículos espaciais

Quinta-feira, 25 de Julho de 2013

O desenvolvimento de sistemas de controle de atitude e órbita, fundamental para autonomia tecnológica brasileira, ganha impulso com a instalação do LABSIA - Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

Resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o LABSIA será inaugurado nesta sexta-feira (26/7), às 9 horas, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Logo após breve cerimônia no INPE, autoridades, pesquisadores e convidados se dirigirão para o IAE, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde está instalado o LABSIA.

O LABSIA possui dois pavimentos. “O térreo será utilizado para integração de giroscópios de fibra ótica, usados em veículos espaciais e satélites, tecnologia bastante avançada desenvolvida pela indústria brasileira com a supervisão do INPE e DCTA. No outro andar temos sensores e equipamentos integrados a um sistema computacional. Essa estrutura serve para simular o sistema de controle e atitude e verificar como o satélite se comportará no espaço”, informa Valdemir Carrara, da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE.

A infraestrutura permitirá realizar testes de qualificação de sistemas de controle de atitude para satélites estabilizados em três eixos, com desempenho compatível com aqueles exigidos por satélites de observação da Terra de alta resolução espacial.

O laboratório reúne computadores para simulação, placas de aquisição e geração de sinais, interfaces de comunicação padronizadas e compatíveis para satélites, sistemas para operação em tempo real, computador de emulação do computador de bordo, além de toda a infraestrutura necessária para configurar e operar o sistema.

“Uma plataforma suspensa em colchão de ar entrará em operação no LABSIA, pois este conta com um teto retrátil construído especialmente para permitir a incorporação do sensor de estrelas na malha de simulação física com estímulo real nos testes a serem realizados em período noturno. Assim, o LABSIA proverá o Brasil com a infraestrutura e os meios necessários para o desenvolvimento e testes de sistemas de controle de atitude e órbita”, conclui o engenheiro do INPE.

O novo laboratório foi construído no âmbito do projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial), desenvolvido pelo INPE com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Sistemas inerciais, considerados tecnologia crítica em qualquer programa espacial, são utilizados na estabilização de satélites em órbita e na orientação da trajetória de um foguete no espaço.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Essa é uma grande noticia e já tínhamos conhecimento da mesma, mas estávamos aguardando a divulgação oficial. Entretanto, confesso que fiquei um pouco confuso com a notícia, pois no IAE já existe o “Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LINCS)”, dirigido pelo Dr. Waldemar Castro Leite, e não sei dizer se esse novo LABSIA entra em choque ou não com o LINCS, já que ambos parecem ter a mesma função, ou são complementares? Bom, aí que está a minha duvida, e espero que alguém ligado ao projeto possa respondê-la.

Comentários

  1. Duda

    Os laboratórios são complementares no que se refere à simulação de sistemas de controle. O LINCS simula foguetes enquanto o LabSIA simula satélites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heisenberg!

      Obrigado amigo pelo esclarecimento. Agora está mais claro.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Sem contar que no LabSIA também serão produzidos Girômetros de Fibra Ótica, que serão usados no SISNAV, que será embarcado no VSISNAV (... ufa!).

      Excluir
  2. E neste domingo, deverá ser apresentada no Fantástico (TV Globo) uma matéria sobre o IAE (creio que seja devido ao aniversário do acidente em Alcântara).

    ResponderExcluir

Postar um comentário