Blog Entrevista Coord. dos Projs. de Propulsão Líquida do IAE
Olá
leitor!
Com
dificuldade e perseverança o Blog BRASILIAN SPACE vem sempre tentando trazer
para os nossos leitores a verdade sobre o Programa Espacial Brasileiro.
Como
sabemos, o nosso Programa Espacial atravessa um momento de grandes dificuldades
em todas as áreas de desenvolvimento, de recursos humanos e de infraestrutura.
Diante
disso, e buscando manter nossos leitores bem informados sobre às atividades
espaciais do país, especialmente em uma das mais importantes áreas para que o
Brasil possa atingir sua 'autossuficiência espacial', mais precisamente a área de
propulsão líquida, uma vez mais entramos em contato com o “Instituto de Aeronáutica
e Espaço (IAE)” para solicitar uma entrevista com a coordenadora dos projetos dessa
área no instituto, ou seja, a Capitã Engenheira Cristiane Maria de Moraes
Pagliuco.
A Cap.
Eng. Cristiane Pagliuco descreve com propriedade na entrevista abaixo, o atual
momento dessa área no IAE, trazendo informações na sua maioria muito preocupantes,
ao mesmo tempo em que anuncia a possibilidade do instituto realizar em dezembro
desse ano (2013) o ensaio em vôo tanto do Motor Foguete de Propulsão Líquida L5 (MFPL
L5), como do Sistema de Alimentação Motor-Foguete (SAMF), o que por si só já é
uma grande notícia.
Entretanto
leitor, como você mesmo poderá notar, a Cap. Pagliuco apresenta nessa
entrevista a atual situação vivida pela sua equipe de desenvolvimento, trazendo
informações que são mais uma clara demonstração de como o nosso Programa
Espacial tem sido extremamente prejudicado pelo 'Governo DILMA ROUSSEFF',
inclusive, pasmem, anunciando o encerramento do Projeto do Motor Foguete de
Propulsão Líquida L15 (MFPL L15) devido à falta de recursos financeiros adequados. Em outras palavras leitor, isso significa que, até segunda ordem, tanto o Projeto do Motor L15, quanto o Projeto do Foguete VS-15 estão cancelados, notícia
essa que além de ser frustrante é extremamente revoltante.
O
Blog BRAZILIAN SPACE gostaria de agradecer uma vez mais ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ao Brig. Carlos Antônio
de Magalhães Kasemodel (diretor do IAE), a Sra. Janaína Pardi Moreira (Seção de Comunicação Social do IAE) e evidentemente a Cap. Eng. Cristiane
Pagliuco pela atenção dispensada, desejando desde já melhores dias para o nosso
PEB.
Duda
Falcão
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane, para aqueles que não a conhecem, nos fale um pouco sobre a senhora,
onde nasceu, sua idade e qual sua formação?
CAP. ENG. CRISTIANE MARIA DE MORAES PAGLIUCO: Tenho 32 anos (nasci em 1980). Sou
paulistana. Morei em Santo André até os 12 anos, quando me mudei para São José
do Rio Preto. Vim para São José dos Campos em 1997, visando prestar o
vestibular do ITA. Sou formada em Engenharia Mecânica Aeronáutica, em 2003, e
já no meu trabalho de graduação trabalhei com Motores Foguete a Propelente
Liquido.
Após
a formatura fui transferida para o Parque de Material de Lagoa Santa e só em
2008 consegui voltar para o DCTA para trabalhar com Propulsão Líquida. Fiz
especialização em Propulsão Líquida em 2006, mesmo não estando alocada no DCTA,
não sendo possível concluir o mestrado profissionalizante.
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane, em dezembro de 2011 foi realizada a conclusão em solo dos testes
com o MFPL L5 (Motor Foguete de Propulsão Líquida L5). Posteriormente, informações
divulgadas na mídia davam conta que o próximo passo seria o teste em voo desse
motor. Já existe uma previsão de como esse motor será testado em voo e quando
esse teste será realizado?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: Existe a possibilidade de
realização de um ensaio em vôo do Motor L5 em dezembro de 2013. Estamos lidando
com esta possibilidade com ressalvas já que o Motor L5 foi desenvolvido para
realização de ensaios em Banco. Seu principal objetivo era a verificação de
desempenho, capacidade de fabricação de nosso parque tecnológico, ajustes e
melhorias no Banco de Ensaios do Laboratório de Propulsão Líquida (LPL). Como
surgiu esta possibilidade de realização de ensaio em vôo para um MFPL, o Motor
L5 é o “melhor qualificado” para esta missão, mas estamos nos concentrando em
fazê-lo funcionar em vôo e não em seu desempenho em vôo.
Concepção artística do foguete (VS-30/L5) que será
usado para testar em voo o L5/SAMF
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane, é sabido que um outro importante projeto do IAE de motor foguete
líquido é o projeto do MFPL L15 (Motor Foguete de Propulsão Líquida L15). Em
que estágio de desenvolvimento se encontra esse projeto e já existe uma
previsão de quando o mesmo estará disponível para ser testado em voo?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: O Motor L15 era um projeto desenvolvido com recursos da FINEP em
parceria com a empresa Orbital. Devidos aos problemas de fabricação
encontrados, não foi possível testar o Motor L15 em Banco por tempo suficiente
para confirmar seu desempenho. Como os
recursos foram poucos para levar o projeto adiante, decidiu-se por encerrar o
projeto do Motor L15. Porém ele foi útil para os outros projetos na
investigação de processos de fabricação e escolha de materiais.
BRAZILIAN
SPACE: E
como será realizado esse voo do MFPL L15 C. E. Cristiane?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: Os recursos não foram
suficientes para a conclusão da fabricação de um modelo de engenharia, portanto
não há previsão de vôo para este motor.
BRAZILIAN
SPACE: É
sabido C. E. Cristiane que de maneira geral o PEB tem passado por dificuldades
devido à insuficiência de recursos financeiros e humanos adequados. Os projetos
do IAE coordenados pela senhora também tem passado por essas dificuldades ou
fogem a essa regra?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: Essa regra é geral para todo
o Programa Espacial Brasileiro. Os recursos para a Propulsão Líquida sempre
foram insuficientes, principalmente no que se refere à disponibilidade de
pessoal. Entretanto, como os projetos em Propulsão Líquida estavam em fase de
concepção, a necessidade de recursos era menor. Atualmente, entramos nas fases
de fabricação de modelos para testes e qualificação, se não houver uma
disponibilização integral de recursos financeiros e de pessoal neste ano e nos anos seguintes, há risco de paralisação
dos projetos, já que essa fase demanda uma quantidade de recursos muito maior
que as fases anteriores, principalmente, devido à contratação de empresas
brasileiras para fabricação dos modelos de desenvolvimento.
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane, recentemente o Governo DILMA ROUSSEFF lançou o “Programa Ciência
sem Fronteiras (CsF)”, que entre os seus objetivos está o de atrair
profissionais estrangeiros para trabalharem em projetos estratégicos no país. É
do interesse do IAE utilizar-se dessa oportunidade para trazer profissionais
que possam contribuir nos projetos que a senhora coordena, e caso sim, já existe
alguma ação nesse sentido?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: Seria interessante para o
IAE trazer profissionais estrangeiros para contribuir na área de Propulsão
Líquida. Esta área é altamente concorrida no exterior e desconheço
profissionais altamente capacitados que estejam interessados e disponíveis. O
máximo que conseguimos trazer para contribuir com o projeto são consultores em
algumas áreas específicas dentro da Propulsão Líquida, assim, o desenvolvimento
tem sido feito pelo IAE, com apoio da indústria nacional.
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane, qual é atualmente o número de profissionais que trabalham sob a
sua coordenação nos projetos de motores foguetes líquidos no LPL/APE?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: Atualmente, atuando nos
projetos de motores foguete a propelente líquido temos por volta de 24 pessoas.
A maior parte desse grupo é formada por prestadores de serviço, contratados
para apoio ao projeto, que permanecerão no IAE por tempo definido. Os servidores
do IAE atuam nos projetos de propulsão líquida, mas também se dedicam a outras
atividades no Instituto.
BRAZILIAN
SPACE: É
sabido C. E. Cristiane que o “Sistema de Alimentação Motor Foguete (SAMF)” é
parte importante para o funcionamento em voo tanto do MFPL L5 quanto o do MFPL
L15. Qual é atualmente o estagio de desenvolvimento desse sistema e qual é a
previsão otimista para a finalização do mesmo?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: O projeto do SAMF está sendo
revisado para atender ao Motor L5 em um possível ensaio em vôo. Portanto,
considero o desenvolvimento finalizado após o ensaio a quente em Banco de
Provas ou com um ensaio em vôo, ambos utilizando o Motor L5.
BRAZILIAN SPACE:
C.
E. Cristiane, no final de agosto de 2012 o IAE realizou o primeiro ensaio a quente de um motor foguete a
propulsão liquida denominado MFPL L1. Qual foi a finalidade desse teste e
existe a pretensão do IAE de utilizar esse motor em alguma missão em voo?
Modelo
de Engenharia do SAMF ainda acoplado
a
um Motor L15 (Projeto Encerrado)
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: O Motor L1 foi projetado por
um servidor do IAE, resultado de sua dissertação de mestrado, cuja aplicação é
acadêmica. Esse motor foi projetado apenas para testes em Banco de ensaios, pois
é refrigerado com água, mas que possibilita diversas investigações de fenômenos
em Propulsão Líquida. Sua principal finalidade é a capacitação de pessoal na
área, desde estudantes até servidores interessados em atuar em Propulsão
Líquida, sendo necessária antes concluir a sua qualificação em Banco.
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane, é sabido por todos que o grande projeto de motor foguete líquido
do IAE é o MFPL L75. Em que estágio de desenvolvimento encontra-se esse motor e
quais são as ações relacionadas com o mesmo previstas para serem executadas
ainda no ano de 2013?
C.
E. CRISTIANE PAGLIUCO: O Motor L75 é nosso objetivo principal. Por ser
o primeiro motor pressurizado por turbobomba, apresenta ao IAE, além dos
desafios já conhecidos de fabricação da câmara de empuxo, os desafios de
projeto e fabricação da turbobomba, dos componentes de regulagem e sistema de
controle do Motor. O projeto do Motor L75 encontra-se em fase de fabricação dos
modelos de desenvolvimentos e ensaios de alguns componentes, para verificação
do desempenho e possível reprojeto. Esta fase se iniciou em 2013 e se estenderá
até meados de 2016.
BRAZILIAN
SPACE: C. E. Cristiane, em entrevista ao blog em outubro do ano passado,
o Brig. Kasemodel (Diretor do IAE) nos informou que estavam sendo realizadas tratativas para realizar os testes do motor MFPL
75 no exterior. Essa possibilidade já foi concretizada, e caso sim, onde serão
realizados esses testes?
C.
E. CRISTIANE PAGLIUCO: A ausência no País de infraestrutura para
realizar todos os testes do Motor L75 nos obriga a buscar alternativas no
exterior. A principal dificuldade é que maioria dos países que possuem
infraestrutura de ensaios para o Motor L75 não aceita simplesmente receber o
Motor sem ter a garantia de que não ocorrerá um incidente em seu Banco de
ensaios. Por essa razão, o IAE está envidando esforços no sentido de parcerias
para concretizar esses ensaios no exterior.
BRAZILIAN
SPACE: C.
E. Cristiane é inegável que para que o Brasil possa obter autonomia nessa área,
será necessário investir recursos em infraestrutura física e entre elas está a
necessidade da construção de um Banco de Provas
com maior capacidade do que o atual de 20kN que o IAE dispõe. Já existe alguma
ação nesse sentido?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: Já temos a especificação do
Banco de Provas para motores de 100 kN e 400 kN e o DCTA tem um local reservado
para a construção deste Banco. Estamos buscando recursos para contratação do
Projeto Básico. Os próximos passos são contratação do Projeto Executivo e
construção do Banco. Porém, não há previsão de recursos nem para contratação do
Projeto Básico.
BRAZILIAN
SPACE: Finalizando C. E. Cristiane, existe algo a
mais que o senhora gostaria de destacar para os nossos leitores?
C. E. CRISTIANE PAGLIUCO: A Propulsão Líquida é o
caminho natural do desenvolvimento do Programa Espacial de qualquer país que
tem pretensão de “se lançar no espaço”. Mesmo o Brasil obtendo sucesso na colocação
em órbita de um satélite utilizando um veículo unicamente com propulsores
sólidos, temos que pensar que quando se trata de desenvolvimento de tecnologia
não será de um dia para o outro que teremos disponível para vôo um veículo
espacial com propulsores líquidos. Há de se pensar que, se quisermos ter esta
tecnologia totalmente desenvolvida e qualificada nos próximos 15 anos, temos
que capacitar recursos humanos, fazer investimentos na infraestrutura de
ensaios e principalmente investir nos centros de pesquisa e nas empresas
dispostas a utilizar seus recursos para, juntamente com os centros de pesquisa,
ter sucesso no desenvolvimento e fabricação de componentes espaciais.
Entre o Power Point e a realidade existe um oceano de diferenças, quando o tema é programa espacial brasileiro.
ResponderExcluirA ACS, o programa Cruzeiro do Sul e finalmente a realidade, não temos gente, não temos infra estrutura, sim temos dinheiro, mas ele é mal empregado.
Programa espaciais baseados em propulsão liquida normalmente surgem ancorados em um propulsor principal, foi assim na URSS a partir de 1957 com o RD-107 que permitiu o Sputinik, Vostok e segue em uso até hoje.
Foi assim na China com o YF2A em 1970, que permitiu a China lançar seus próprios satélites.
Foi assim na ESA a partir de 1979 com o Viking-II que permitiu o Ariane-I e o posterior domínio de lançamentos comerciais por parte dos europeus.
Esta sendo assim com o Merlin que permite a Space-X romper paradigmas sobre modelos de desenvolvimento na atual indústria espacial.
Qualquer planejamento minimamente sério, contemplaria no Brasil um propulsor liquido de pelo menos 40.000 Kgf que seria a base para um lançador de satélites governamentais na faixa de 1500Kg LEO. Mas nós preferimos aplicar milhões de dolares em um ultrapassado foguete ucrâniano que não contem nenhuma tecnologia local.
Qualquer agencia espacial com a mínima eficiência colocaria metas para a obtenção deste hardware (8 anos por exemplo) e teria uma política de pessoal e infra estrutura condizente com o programa.
Mas estamos no Brasil, a terra do “quase”, quem sabe daqui a “quase 30 anos” um foguete nacional de propulsão liquida não suba ao espaço.
Triste saber que os desenvolvimentos do motor foguete L15 não seguirão adiante. Mas legal saber que agora o L75 é a prioriedade. Esperemos que tudo dê certo até 2016.
ResponderExcluirBrasil um pais sem vocação para ser grande. Infelizmente.
ResponderExcluirDuda,
ResponderExcluirQual é o prejuizo para o PEB com o cancelamento do desenvolvimento do motor L15?
Olá Carlos!
ExcluirVeja bem, o objetivo do L15 seria a utilização do mesmo como estágio superior dos veículos VLS-1 e VLM-1 em substituição ao motor-foguete sólido S44 desses foguetes, visando com isso melhorar o desempenho de ambos. Com o fim desse projeto, essa ideia está abandonada e resta então a utilização do motor L5, o que diminui esse ganho de desempenho, mas enfim, fazer o que?
Abs
Duda falcão
(Blog Brazilian Space)
Bobagem. O importante mesmo é que fomos campeões da Copa das Confederações.Brazilzilzil!!!
ResponderExcluir" L 15 UMA PERDA IRREPARÁVEL"
ResponderExcluirPor que os "DONOS DA RAZÃO EM BRA" fazem as coisas más?
Existe uma verdade que poucos contestam: Todos nós imperfeitos e por isso cometemos erros e fazemos coisas das quais nos arrependermos. Por exemplo: Ter erroneamente votado nesta incompetente, irresponsável, inconsequente e antipática, COMANDANTE DO BRASIL e seus Irmãos Comparsas. Mas será que isso explica as muitas coisas más, grandes e pequenas, que quase todo dia vemos ou ouvimos falar, como o CANCELAMENTO DO NOSSO VETOR PARA O ESPAÇO, O MOTTTTTTTTTTOR LLLLLLLLLLLLL 15! , Que tristeza, que ÓDIO DENTRO DO MEU CORAÇÃO! Somos pequenos, por enquanto! Até agora, mais o amanhã será nosso, NAS ELEIÇÕES EM 2014, aguardem e verás a força do povão.
O antigo ditado: "Todo o homem político tem seu preço", dá a entender que até pessoas ligadas aos políticos corruptos, aparentemente boas,estão dispostas a violar princípios de moral e de decência se com isso ganharem muito dinheiro ilícito, roubando as divisas que interessam os grandes projetos do país. Alguns que parecem amigáveis ao nosso PEB, e bondoso sob circunstâncias normais muda a personalidade de representantes dos institutos, Agências.........tornando-se pessoas desagradáveis e traidoras em seus juramentos. Pense nos muitos crimes cometidos por causa da GANÂNCIA DO DINHEIRO FÁCIL DA NOSSA NAÇÃO, chantagem, extorsão, fraude, e até a venda de suas pró-pias almas ao DIABO!
Dom Quixote é uma personagem bem conhecida da ficção, criado no século 16 pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes no seu clássico romance que leva o nome desse personagens. Nessa história, Dom Quixote enche a mente com lendas e fábulas ......é claro que esse personagem é apenas um personagem fictício, mas ser enganado seu VOTO, é algo sério. Pense, por exemplo, NESSE ABSURDO CNL DO PROJETO MTR L15, imagine os seguidores do blog, com hipoxia, lendo esta matéria acima, até pouco tempo todos nós estávamos saudáveis, quando , na verdade, estávamos aos poucos morrendo de fome, fome de ciência na prática, fome de investimentos corretos em nossa tecnologia.
Será que qualquer um de nós poderíamos cair na armadilha de ser enganado? de ser frustrado os nossos sonhos? Infelizmente sim! Na verdade, ninguém esta imune a esse perigo, atualmente paira sorrateiramente nos céus do Brasil, porem por pouco tempo.
Caro amigo Duda Falcão, peço mil desculpas quanto a demora de execução do depósito para manutenção do Blog, devido compromissos delegados no meu trabalho, no processo de gerenciamento constante da mesma.
Em se falando de entrevista, solicito que nos responda algumas perguntas?
1 - Quem é o Sol da sua vida?
2 - Quais os seus astros favoritos?
3 – Você tem medo de ter uma carreira meteórica na direção do seu Blog?
4 - Quando você fica no céu?
5 - Você vê estrelas quando...?
6 - Quando você cai no buraco negro?
7 - Para que você daria os anéis de saturno?
8 - Quando você vive no mundo da Lua?
9 - Big Bang: Você explode quando...?
10- O que deixa você nas nuvens?
11- Q que você traria de uma galáxia distante?
Olá Presidente Cássio!
ExcluirNão estou acostumado a ser entrevistado, mesmo quando estava na área de cinema procurava fugir, por não me sentir confortável com a situação. Entretanto, vamos lá:
1 - Quem é o Sol da sua vida?
R: Eu diria minha família, mais precisamente meus pais e minha filha
2 - Quais os seus astros favoritos?
R: Nunca pensei nisso
3 – Você tem medo de ter uma carreira meteórica na direção do seu Blog?
R: Não
4 - Quando você fica no céu?
R: Em meus momentos de reflexão
5 - Você vê estrelas quando...?
R: Quando olho o céu a noite
6 - Quando você cai no buraco negro?
R: Não sei, isso ainda não aconteceu comigo e espero que continue assim
7 - Para que você daria os anéis de saturno?
R: Bom, não são meus para que eu possa presenteá-los a alguém.
8 - Quando você vive no mundo da Lua?
R: Em momento algum, sou terráqueo
9 - Big Bang: Você explode quando...?
R: Quando não encontro solução para um problema
10- O que deixa você nas nuvens?
R: Boa pergunta, estou ainda buscando essa resposta
11- Q que você traria de uma galáxia distante?
R: Não sei e será que valeria a pena voltar de lá ?
Bom espero Presidente Cássio que tenha respondido às suas perguntas dentro de suas expectativas.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Quem nasceu primeiro:
ExcluirO OVO OU A GALINHA?
Éh,meus amigos. Gostaria muito de pensar que tudo é culpa dos energúmenos de Brasília e do PT e sei que eles tem culpa. Porém, o que se vê em Minas e outros locais é ainda pior.Não haverá alternativa nas próximas eleições.Sinceramente!Lembram-se da tragédia na região serrana do Rio.Eles receberam muito dinheiro e até as pedras que rolaram dos morros ainda estão no maio do que foram ruas.Não consigo enxergar novidade no horizonte.Tudo é feito às pressas, de improviso.Ninguém olha para o futuro e nem além do seu interesse particular e imediato.Educação,ciência,pesquisa,tecnologia,saúde,crescimento com desenvolvimento e melhoria da vida? Só no palanque. Este é o país onde os alunos cospem nas professoras e os pais vão aos colégios para agredi-las e, assim, seguremos vivemos de pão e circo.Sobrevivendo da madeira,ouro,diamantes,minérios,petróleo e mão de obra barata;no futuro como no passado.
ResponderExcluirtemos nenhuma previsão para motores acima de 1000KN, só um banco de proas pAra 400KN. quando vamos entender que sem propulsão não tem satelite no espaço e a propulsão sólida e instável e pouco controlada. O foquete com saturno com F1 produzia meros 7.503.000 lbf que dividindo por 4 dá 1875750kgf. Isto tudo na década de 1960. o Brasil temos um foquete e dissertação de 20KN , é pra rir ou é pra chorar?
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