IAE/INPE Inauguram LABSIA p/Controle de Órbita de Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (26/07) no site “Agora Vale” dando destaque à inauguração do “Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial  (LABSIA)”, ocorrido ontem em São José dos Campos (SP) e uma reportagem da TV Band Vale sobre o evento.

Duda Falcão

Tecnologia

INPE e IAE inauguram Laboratório
Para Controle de Órbita de Satélites

Redação AgoraVale
26/07/2013 - 16h16

Foto : Lucas Lacaz / AgoraVale

Com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antonio Raupp, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) inauguraram na manhã desta sexta-feira (24) em São José dos Campos o laboratório para sistemas de navegação inercial usados em satélites e veículos espaciais.

Com o LABSIA - Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial , essas novas instalações e equipamentos, será possível desenvolver  sistemas de controle de atitude e órbita, garantindo autonomia tecnológica brasileira no setor.

O LABSIA possui dois pavimentos. “O térreo será utilizado para integração de giroscópios de fibra ótica, usados em veículos espaciais e satélites, tecnologia bastante avançada desenvolvida pela indústria brasileira com a supervisão do INPE e DCTA. “,informa Valdemir Carrara, da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE.

No outro andar, de acordo com Carrara, estarão sensores e equipamentos integrados a um sistema computacional. Essa estrutura serve para simular o sistema de controle e atitude e verificar como o satélite se comportará no espaço”, informa Valdemir Carrara, da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE.

Reportagem do "Jornal Band Cidade - 2ª Edição"
TV BAND Vale – 26/07/2013


Fonte: Site Agora Vale - http://www.agoravale.com.br/

Comentário: Pois é leitor, realmente uma grande conquista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial