CLBI Inaug. Réplica do VSB-30 e Homenageia Dir. do DCTA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (13/07) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o centro inaugurou no Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) uma réplica do foguete VSB-30 além de homenagear o Tenente Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Puhlmann, Diretor-Geral do DCTA.

Duda Falcão

CLBI Inaugura Réplica do VSB-30 e
Homenageia Diretor-Geral do DCTA

13/07/2013

Foi integrado ao acervo de veículos de sondagem do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas a réplica do VSB-30. Doado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, a réplica em tamanho original compõe a exposição estática do Centro de Cultura.

A placa da réplica foi descerrada pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – Major-Brigadeiro do Ar Alvani, pelo Subdiretor Técnico - Brigadeiro do Ar Wander e pelo Diretor do CLBI – Coronel Aviador Rezende.

O Mural Díptico “Da Terra ao Espaço” presta uma homenagem da Família CLBI ao Tenente-Brigadeiro do Ar Puhlmann pela contribuição ao Programa Espacial Brasileiro na função de Diretor-Geral do DCTA.

Utilizando a técnica de pintura sobre relevo de argamassa, a obra, medindo 3 x 7 metros, retrata a contribuição científica e tecnológica e o comprometimento do CLBI com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Reflete a identidade do povo potiguar com a cultura espacial.

A placa do Mural foi descerrada pelo Subdiretor de Administração do DCTA – Brigadeiro Engenheiro Magalhães, pelo Vice-Diretor do CLBI – Coronel Aviador Alcântara e pelo artista que assina a obra, Marcos Andruchack.



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentário: Bom, sou um admirador do CCEIT e também do trabalho que o Ten. Brig. Puhlmann vem realizando a frente do DCTA. Quando estive em Natal com a minha família em janeiro de 2010, tentei visitar o CLBI, mas não consegui passar da portaria do centro, não por culpa dos militares e sim por minha culpa, já que deveria ter entrado em contato para agendar a visita no dia anterior quando ainda estávamos em João Pessoa. Nesta ocasião, infelizmente o CCEIT não havia sido inaugurado, e assim também não podemos visitá-lo. Mas enfim, fica para uma próxima oportunidade. Entretanto, gostaria de sugerir ao COMAER que busque recursos para construir um centro semelhante para o CLA, de preferência ao lado da portaria principal do centro, já que assim o histórico do mesmo também poderia ser apreciado pela sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial