Educadores Aprendem Astronomia no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que educadores aprendem Astronomia no INPE.

Duda Falcão

Educadores Aprendem Astronomia no INPE

Segunda-feira, 15 de Julho de 2013

Em sua 16ª edição, o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica recebe 61 educadores de várias regiões brasileiras interessados em levar a ciência para a sala de aula e disseminá-la na sociedade. De 15 a 19 de julho, os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), ensinarão sobre astrofísica observacional, sistema solar, estrelas, galáxias, entre outros temas.

Vindos da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, oficinas temáticas e utilizar o telescópio do Miniobservatório do INPE.

Reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o curso é destinado a professores do ensino fundamental e médio da área de ciências, especialmente física, química, matemática e geografia, estudantes de graduação e, também, profissionais ligados à educação e divulgação científica.

“O curso introduz conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica e também apresenta a atuação científica e o Curso de Pós-graduação da Divisão de Astrofísica do INPE”, informa Marina Trevisan, da organização do evento.

O curso consiste de 29 horas de aulas temáticas, 6h30 de atividades extras e mais 4h30 para visitas e apresentações, totalizando 40 horas. Neste período de uma semana, os participantes percebem como a Astronomia está presente em nosso cotidiano e entendem a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias. Nesse sentido, o curso contribui ainda com a desmistificação da ciência e do cientista, em especial da Astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa.

Mais informações e a programação completa do curso na página http://www.das.inpe.br/curso/

Participantes durante o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários