Planetário Inflável Atrai Jovens na 65ª Reunião da SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (24/07) no “Portal TERRA” destacando que a Astronomia está atraindo jovens ao planetário inflável da "65ª Reunião da SBPC".

Duda Falcão

CIÊNCIA

Astronomia Atrai Jovens a Planetário
Inflável em Reunião da SBPC

Agência Brasil
24 de Julho de 2013 - 13h08
Atualizado às 13h12

Um planetário inflável tem atraído milhares de jovens em busca de conhecimentos sobre astronomia na 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atração lúdica faz parte da exposição do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que durante meia hora projeta imagens virtuais do céu noturno para explicar os movimentos dos planetas e a posição das estrelas.

Foto: MAST / Divulgação
Planetário inflável chama a atenção
na reunião da SBPC
"A demonstração é, muitas vezes, o primeiro contato que as pessoas têm com o tema astronomia. Em média, mil pessoas passam pelo planetário todos os dias", disse a representante do museu, Márcia Cristina Alves.

A demonstração aborda as 88 constelações, áreas formadas por estrelas, reconhecidas pela União Astronômica Internacional, e também cita as 13 representações do Zodíaco - mais conhecidos pelas pessoas pela orientação de signos. Os corpos celestes - como a posição dos planetas do Sistema Solar e as quatro estrelas gigantes que transitam na circunferência do Sol: Aldebaran, Spica, Regulus e Antares - também são demonstradas na apresentação.

O estudante Francisco Frye cursa o 8° ano do ensino médio e mostrou entusiasmo ao ver projetados na exposição os conhecimentos da aula de geografia. "É muito interessante, a última parte sobre as escalas dos planetas e os desenhos que se formam no céu com as constelações é muito bacana", conta.

O planetário inflável faz parte da ExpoT&C, uma das atrações da SBPC. Nesta quarta-feira, haverá debate sobre reprogramação de células-tronco, com o pesquisador Stevens Kastrup Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro às 10h30. No período da tarde, está agendada discussão sobre o Código de Ciência e Tecnologia com a participação da presidente da SBPC, Helena Nader, às 15h.

A edição deste ano da SBPC ocorre até a próxima sexta-feira, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e reúne mais de 23 mil pessoas, segundo a organização. O encontro é promovido desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para área.


Fonte: Portal Terra -24/07/2013 - http://noticias.terra.com.br/

Comentários