Equipe do ITA Conquista Título de Computação na Rússia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (12/07) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que uma equipe de alunos do ITA conquistou em São Petersburgo, na Rússia, o Título de Campeã Latino-Americana, após ter participado do 2013 ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC).

Duda Falcão

Notícias

Equipe do ITA Participa da Final Mundial em
Competição de Programação e Conquista
o Título de Campeã Latino-Americana

Prof. Armando R. Gouveia
12/07/2013 - 11:10

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho foram realizadas as finais mundiais do “2013 ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC)”, em São Petersburgo, Rússia.

Nas primeiras fases da competição, cerca de 30.000 estudantes de 2.322 universidades participaram de provas regionais e nacionais de programação de computadores em 91 países do mundo. Dentre eles, somente 120 equipes classificaram-se para disputar a final mundial.

Na competição em São Petersburgo, a equipe do ITA, na classificação geral, ficou na 27ª posição entre as 120 equipes participantes desta final mundial, das quais seis eram brasileiras e dezessete da América Latina. O desempenho do ITA foi o melhor dentre as equipe da nossa região e a equipe conquistou o troféu de “Latin America Champion” deste ano. É terceira vez que o ITA conquista esse troféu.

O time do ITA foi composto pelos alunos Gabriel Luís Mello Dalálio, Felipe Lopes de Freitas e Fernando Fonseca Andrade Oliveira, do curso de Engenharia de Computação. O ITA classificou-se para a final mundial por ter conquistado o título de Campeã Brasileira no evento nacional de 2012. O coach da equipe é o Prof. Armando R. Gouveia, da Divisão de Ciência de Computação. Para as despesas com o evento e com a viagem à Rússia, a equipe recebeu patrocínio da empresa Google e do Santander.

Nesta competição, o objetivo é estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. As linguagens de programação utilizadas são C, C++, ou Java. Cada equipe é composta de três alunos, que podem utilizar um único computador para tentar resolver o máximo de problemas entre os onze desafios propostos, com o prazo máximo de cinco horas de prova.

A campeã mundial foi a equipe de S. Petersburg National Reserch University ITMO, da Rússia, que resolveu corretamente dez das onze questões propostas.

O placar final em http://icpc.baylor.edu/worldfinals/results mostra o desempenho de todas as equipes e os destaques dos campeões regionais.

Mais informações no site http://icpc.baylor.edu/welcome.icpc

Informações sobre a competição nacional: http://maratona.ime.usp.br/


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Pois é leitor, o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza aos jovens Iteanos por essa conquista, principalmente se levarmos em conta as dificuldades que, mesmo em nossas melhores universidades públicas, os nossos jovens tem de enfrentar em seu dia-a-dia devido aos governos que temos. Entretanto, em nossa modesta opinião, a nota do ITA pecou, pois a título de um melhor esclarecimento a sociedade, também deveria ter citado o nome das outras instituições brasileiras participantes do evento.

Comentários