INPE Apresenta Tecnologia Espacial a Universitários

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto estará apresentando até o dia 26/07 a tecnologia espacial para 40 estudantes de universidades brasileiras durante a realização do “Curso de Inverno 2013 – Introdução às Tecnologias Espaciais”.

Duda Falcão

INPE Apresenta Tecnologia
Espacial a Universitários

Quarta-feira, 17 de Julho de 2013

Até 26 de julho, quarenta estudantes de Engenharia, Física, Computação, entre outras áreas, aprendem sobre todas as fases para o desenvolvimento de um satélite com os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O Curso de Inverno 2013 – Introdução às Tecnologias Espaciais, que começou no último dia 8, consiste de três semanas intensas de aulas, visitas técnicas e um estágio, oportunidade única de aproximação entre os experientes técnicos e engenheiros e os futuros profissionais do país.

As aulas apresentam desde as missões espaciais em desenvolvimento no INPE, fornecendo aos participantes um panorama de futuro em termos nacionais, até a descrição detalhada de um sistema espacial e todos os subsistemas a bordo de um satélite. Também há palestras sobre as diversas restrições e cuidados no projeto e construção de equipamentos, bem como os meios de qualificação exigidos para o lançamento e a operação em ambiente espacial.

“Apresentamos as noções básicas de engenharia e tecnologia espaciais, com ênfase em engenharia de sistemas, projeto, montagem, testes e operação de satélites. A programação contempla ainda as atividades de rastreio e de controle de satélites, bem como a de aplicações, objetivo primordial das missões espaciais. Além disso, incluímos palestras sobre temas de outras áreas do INPE, como computação aplicada, ciência espacial e observação da terra”, explica Marcos Sanches, da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE) do INPE e um dos organizadores do curso.

Durante o curso, os universitários têm ainda a oportunidade de conhecer várias instalações do INPE, como o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Centro de Controle de Satélites (CCS) e o Miniobservatório Astronômico.

Totalmente gratuito, o Curso de Inverno vem sendo realizado todos os anos, no período das férias escolares de julho, para disseminar a tecnologia espacial e despertar o interesse dos jovens brasileiros pelo setor.

Mais informações: http://www.inpe.br/ci/2013/

Estudantes participantes, durante aula do Curso de Inverno 2013.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários