CBERS-3, Amazônia-1, e o MCTI/AEB na Feira TECNÓPOLIS

Olá leitor!

O Diário Oficial da União (DOU) de hoje (12/07) publicou alguns Despachos do Ministro Marco Antônio Raupp, autorizando servidores do INPE a viajarem a China e a Argentina para tratarem de assuntos relacionados com o Satélite CBERS-3 e ao Satélite Amazônia-1 respectivamente, e também o afastamento de presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, que deverá ir à Argentina acompanhando o Ministro Raupp em visita oficial para participar de Reunião e da Feira TECNÓPOLIS, entre outras coisas. Abaixo segue os despachos como publicados no DOU.

Duda Falcão

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA,
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

DESPACHO DO MINISTRO
Em 10 de julho de 2013

Afastamentos do país autorizados na forma do Decreto nº 1.387, de 07 de fevereiro de 1995:

BERNARDO VERTAMATTI, Tecnologista Sênior III do INPE, participar, na qualidade de responsável pelas atividades de testes do subsistema de Potência (EPSS) e da Cablagem (SYSC) do Programa CBERS, das calibrações dos equipamentos de testes, dos testes funcionais elétricos em nível de sistema do satélite CBERS FM3, e do empacotamento dos equipamentos de testes para transporte, em Beijing, China, no período de 13.07 a 30.08.2013, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

CARLOS ALBERTO BENTO GONÇALVES, Tecnologista Sênior III do INPE, participar como responsável pela Arquitetura de Comunicação do satélite CBERS-3, das atividades de instalação e testes de equipamento TRANSPONDER, dos testes elétricos e de simulação de órbita do satélite, das discussões e fechamento dos "open-points" identificados durante os testes elétricos e da Revisão Final de Projeto (FDR) do satélite CBERS-3, em Beijing, China, no período de 16.07 a 29.08.2013, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso
V.

GENÉSIO LUIZ HUBSCHER, Tecnologista Sênior III do INPE, participar das atividades de integração de testes do satélite CBERS-3 no Space Center e da preparação para a companha de lançamento do satélite, em Pequim, China, no período de 13.07 a 30.08.2013, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

JOSÉ ANTONIO RODRIGUES, Tecnologista Sênior III do INPE, participar como responsável pelo Subsistema Telecomando, Telemetria e Rastreio (TTCS) do Satélite CBERS-3, dos testes elétricos e das atividades de "incoming inspection" dos equipamentos Transponder e de sua instalação e testes no Satélite CBERS-3, em Beijing, China, no período de 16.07 a 03.08.2013, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

FABRÍCIO DE NOVAES KUCINSKIS, Tecnologista Pleno I do INPE, participar de atividades técnicas na INVAP durante o desenvolvimento do Subsistema de Controle de Atitude e Supervisão de Bordo (ACDH) do Satélite Amazônia-1, visando transferência de tecnologia para o Brasil, em San Carlos de Bariloche, Argentina, no período de 14.07 a 03.08.2013, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

JOSÉ RAIMUNDO BRAGA COELHO, Presidente da AEB, acompanhar o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em reunião com o Ministro da Ciência e Tecnologia e Ministro do Planejamento da Argentina, bem como participar da inauguração do Pavilhão Brasil do Parque Tecnópolis e visita à empresa de Tecnologia da Providência do Rio Negro INVAP, em Buenos Aires e Bariloche, Argentina, no período de 11.07 a 13.07.2013, com ônus para a AEB. Art. 1º, inciso V.

Min. MARCO ANTONIO RAUPP


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág. 08 - 12/07/2013

Comentário: Bom leitor espero que os despachos relacionados com o Satélite CBERS-3 não signifique que a AEB seguirá com o plano de lançar esse satélite em 2013, pois se assim for, só nos resta cruzar os dedos e torcer, torcer muito mesmo para que nada saia de errado, pois nesse momento o que menos precisamos é outro fracasso dentro do Programa Espacial Brasileiro. Quanto à viagem do tecnologista Fabrício de Novaes Kucinskis para Bariloche para tratar do ACDH do Satélite Amazônia-1, para mim é uma surpresa, pois acreditava que esse subsistema já tinha sido desenvolvido e entregue pela INVAP ao INPE. De qualquer forma, desejo ao Tecnologista Fabrício (um dos nossos leitores e colaboradores na manutenção do blog) uma boa viagem, e que retorne pela sombra. Quanto à viagem do presidente da AEB a Argentina, espero e torço que seja para discutir o SABIA-Mar, o ACDH do Amazônia-1 e quem sabe outro projeto, como por exemplo, algo relacionado com uma missão conjunta na área de utilização de foguetes, como parece indicar ser do interesse dos argentinos o site da CONAE. Afinal, nossos centros de lançamento estão bastante ociosos e precisam ser utilizados para gerar resultados e recursos (veja os exemplos de Esrange e Andoya) sendo inadmissível continuarmos nessa situação, principalmente tendo um grande mercado a nossa disposição, ou seja, a América Latina, bastando para isso atitude. Sinceramente espero que o presidente da AEB tenha isso na cabeça e não outra coisa.

Comentários

  1. Olá Duda, obrigado pelos votos de boa viagem e posto um rápido esclarecimento: de fato a INVAP já entregou ao INPE um modelo do ACDH, que está atualmente em uso por nós para diversas tarefas relacionadas ao teste e finalização do satélite. A versão de voo do subsistema está em etapa final de testes, após a qual será enviada ao Brasil. Até!

    ResponderExcluir
  2. Ola Fabrício!

    Muito obrigado pelo esclarecimento, pois é sempre bom estamos informados sobre o que está acontecendo. Boa sorte em terras portenhas e tenha uma boa viagem de retorno ao Brasil.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário