INPE Participa em Recife da 65ª Reunião Anual da SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto participará em Recife (PE) da 65ª Reunião Anual da SBPC.

Duda Falcão

INPE Participa em Recife da
65ª Reunião Anual da SBPC

Sexta-feira, 19 de Julho de 2013

Os resultados do programa sino-brasileiro de satélites CBERS, as tecnologias de observação da Terra para monitoramento ambiental, o avanço das ciências espaciais e atmosféricas e o estudo das mudanças ambientais globais, entre outros temas, serão apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 21 a 26 de julho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

O diretor do INPE, Leonel Perondi, será o primeiro palestrante a se apresentar no auditório do pavilhão destinado aos institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na ExpoT&C. Na segunda-feira (22), às 11 horas, abordará o tema “INPE: 52 anos de atividades ligadas ao espaço”.

Durante toda a semana, especialistas do INPE e outros órgãos do MCTI se revezarão numa intensa agenda de palestras neste espaço da ExpoT&C, onde se concentram os estandes das instituições ligadas ao ministério. Confira aqui a programação completa de palestras do pavilhão MCTI na ExpoT&C.

Em seu estande, o INPE apresentará uma maquete do CBERS, satélite de sensoriamento remoto desenvolvido e produzido em parceria pelo Brasil e China. As imagens de satélite são usadas no monitoramento do desmatamento, de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, ocupação do solo e em educação, entre outras aplicações.

Também serão exibidos vídeos que destacam as áreas científicas, de engenharia, cooperação internacional e as principais aplicações do INPE, como a oferta gratuita de imagens de satélites, testes para a indústria nacional, dados de desmatamentos, entre outros produtos e serviços oferecidos à sociedade. Serão distribuídas aos visitantes imagens de satélites e cartilhas didáticas sobre projetos do instituto.

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Estará aberta de 22 a 26 de julho das 10h às 19h (a abertura oficial será no dia 22 às 9h).

CBERS

No âmbito da programação científica da 65ª Reunião Anual da SBPC, a conferência “Histórico e Resultados do Programa CBERS – Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres” está programada para quarta-feira (24) das 10h30 às 12h no auditório do Centro de Tecnologia da UFPE. Coordenada pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, terá ainda como participantes Luís Geraldo Ferreira (INPE), José Raimundo Braga Coelho (AEB) e Paulo Roberto Martini (INPE/AEB).

O Evento

O tema central da 65ª Reunião Anual da SBPC é "Ciência para o novo Brasil”. No total, o evento terá 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Segundo a SBPC, haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.

Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Recife tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 65ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a 65ª Reunião Anual da SBPC, serão realizadas também a ExpoT&C, a SBPC Jovem, a SBPC Cultural e a SBPC Mirim.

A programação completa e outras informações sobre a 65ª Reunião Anual podem ser obtidas no endereço: http://www.sbpcnet.org.br/recife.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários