[Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 13] FINEP Visita Empresas do Consórcio Vencedor do Edital do VLPP

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois é amigos e amigas, como já havíamos informado, no dia de ontem (21/03) foi dada inicio pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) às visitas as sedes das empresas integrantes do consórcio vencedor do Edital do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP).
 
Segundo fui informado, foram visitadas no dia de ontem as empresas Avibrás, Legado Usinagem e Edge of Space, e no dia de hoje serão visitadas as sedes da CLC Consultoria e da Orbital Engenharia, sendo que a Pion Labs não será visitada e neste momento faz um apresentação institucional para FINEP na sede da Orbital Engenharia, fechando assim esse contato inicial da FINEP com as empresas do consorcio.
 
Nota-se aqui caros entusiastas que, até o momento o processo parece seguir uma trajetória positiva na velocidade que se pode esperar do poder publico brasileiro, e sem qualquer interferência do atual governo. Entretanto, há ainda muita água para rolar embaixo dessa ponte, até que venhamos ter um protótipo de veículo lançador pronto para voo. Muitas encruzilhadas e empecilhos de diversas ordens e tipos, terão de ser vencidos para termos esse necessário equipamento de voo espacial a disposição de nossa sociedade, e sinceramente entusiastas do BS, diante do quadro em que vivemos, não acredito que isso venha ocorrer, mas fico na torcida para estar literalmente enganado, pois esta será certamente a nossa ultima chance nesta área de foguetes lançadores.
 
Aproveitando, segue abaixo as 12 outras edições da coluna Papo Rápido:
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 1] O Barco Está a Deriva - 14/01/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB  - Edição 2] Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC) - 16/02/202
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 3] A Verdade Sobre o Quantitativo de Motores S50 - 09/03/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 4] Será o VLM Abandonado? - 30/05/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 5] Será o Edital do VLPP 'Cartas Marcadas'? - 22/10/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 6] Missão Lunar Proposta Pela ASB a AEB - 19/11/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 7] E o Edital do VLPP? - 10/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 8] Saiu o Resultado do Edital do VLPP - 13/12/2022 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 9] Adiado Pela 4ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Tá Cheirando a Alho - 28/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição10] Adiado Pela 5ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Na Verdade Tá Cheirando a Ovo Podre - 04/02/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 11] FINEP Surpreende Divulgando o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - 10/02/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 12] Edital do VLPP, Foguete HANBIT-TLV e VAYA Space - 07/03/2023

Comentários

  1. a massa crítica e compromissada desse grupo empenhado, de resiliência gigante e entusiastas há tantos anos, as vezes, como sabemos, sacrificando seu próprio bolso, nos dá Esperança de que vai sair um Foguete Fodão, com algum maracatu atômico.

    ResponderExcluir
  2. Interessante ver que há um conjunto de empresas brasileiras voltadas ao setor aeroespacial, formando um ecossistema. Precisamos bater duro no poder público para dar um ambiente propício para o desenvolvimento do setor privado e investir naquilo que cabe ao setor público.

    ResponderExcluir
  3. Como fica a Avibras se, como foi divulgado por uma mídia, for comprada pelo grupo do Emirados Árabes ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário