Missão Tianwen-2: China Aprova Missão Que Coletará Amostras do 'Asteroide 2016 HO3'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia postada ontem (06/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a China aprovou a Missão Tianwen-2, missão esta que planeja coletar amostras doAsteroide 2016 HO3’ e traze-las para Terra. Saibam mais sobre essa iniciativa pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos e amigas do BS, como viemos afirmando a China está numa corrida espacial para igualar e até mesmo superar os feitos da NASA e de outras Agencias Espaciais do mundo. Os estadunidenses que se cuidem, rsrsrsrsrs
 
Avante Missão Tianwen-2! 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Tianwen-2: China Aprova Missão Que Coletará Amostras de Asteroide
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
06 de Março de 2023 às 13h03
Fonte: China Daily 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: BENG-ART/Pixabay

A China aprovou o plano da missão Tianwen-2, que lançará uma nave ao asteroide 2016 HO3 para coletar amostras dele e trazê-las de volta à Terra. As informações foram divulgadas na quinta-feira (2) pelo Centro do Programa Espacial e Exploração Lunar, da agência espacial chinesa CMSA.
 
Em um comunicado, o Centro convidou pesquisadores a participarem de um workshop sobre a missão, que vai abordar os aspectos dela, objetivos científicos e mais. Ye Peijian, pesquisador de espaçonaves na Academia Chinesa de Ciências, observou que a missão contará com um orbitador e um módulo de reentrada.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
Representação da órbita do asteroide 2016 HO3.
 
Após se aproximar do asteroide, o orbitador completará algumas voltas ao redor dele e depois irá se aproximar, voando pertinho da rocha espacial. Em seguida, ele usará um braço robótico para coletar poeira de sua superfície.
 
Na próxima etapa, a sonda viajará de volta para a órbita da Terra, trazendo a poeira. O material estará no módulo de reentrada, e será liberado para cair em direção ao solo. Segundo Peijian, o orbitador seguirá viagem para o cometa P/2013 (PANSTARRS), para continuar o trabalho de exploração científica. 
 
O Asteroide da Missão Tianwen-2 
 
O alvo da missão será o asteroide 2016 HO3, uma rocha espacial que tem entre 40 e 100 metros de diâmetro. Também conhecido como “469219 Kamo'oalewa”, ele foi observado pela primeira vez em abril de 2016 por meio de um levantamento do Observatório Haleakala, no Havaí.
 
Devido à sua órbita ao redor do Sol, o asteroide 469219 Kamo'oalewa chega a até 14 milhões de quilômetros do nosso planeta e é quase um vizinho constante da Terra. Apesar de estar longe demais para ser considerado um satélite natural “verdadeiro” da Terra, ele é o melhor exemplo conhecido atualmente de um “quase satélite” terrestre.

Comentários