Pesquisadores da 'Universidade de Surrey' e da 'Airbus' Criam 'Pele Espacial' Para Suportar Condições Extremas do Espaço

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (20/03), no site ‘Inovação Tecnológica’, destacando que pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Airbus, criaram um revestimento ultrafino que eles batizaram de "Pele Espacial" para proteger cargas espaciais enquanto elas viajam pelo espaço. Saibam mais sobre essa curiosa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
NANOTECNOLOGIA
 
Pele Espacial Ultraleve Criada Para Suportar Condições Extremas do Espaço
 
Redação do Site Inovação Tecnológica
23/03/2023
 
[Imagem: Michal Delkowski et al. - 10.1126/sciadv.add6947] 
A nanobarreira forma uma espécie de tinta protetora, acrescentando um peso mínimo às estruturas.
 
Pele Espacial 
 
Defender-se dos rigores do espaço, com variações extremas de temperatura, radiação cósmica e micrometeoritos, tem exigido a construção de escudos fortes e grossos - e, portanto, pesados -, o que encarece muito as missões. 
 
Mas a nanotecnologia está começando a cumprir suas promessas. 
 
Pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Airbus, criaram um revestimento ultrafino que eles batizaram de "pele espacial".
 
Trata-se de um revestimento em escala nanométrica para ajudar a proteger as cargas espaciais enquanto elas viajam pelo espaço, semelhante a uma roupa ultraleve e ultrafina, mas muito resistente.
 
Essa nanobarreira foi desenvolvida para proteger outro material estado da arte, as fibras de carbono, que têm amplas aplicações em terra, mas ainda não eram boas o suficiente para resistir às intempéries espaciais.
 
O revestimento consiste em uma estrutura de superrede altamente densa, aplicada às peças já prontas à temperatura ambiente, adicionando apenas cerca de 1 micrômetro de espessura, mantendo assim os materiais leves - superredes são padrões organizados e muito densos formados por diferentes elementos, um diamante de ouro, por exemplo, em contraposição à rede atômica de um cristal, formada por um único elemento. 
 
A equipe comprovou que sua nanobarreira inovadora pode ajudar a aumentar drasticamente a estabilidade dos materiais de fibra de carbono, reduzindo os danos causados pela radiação cósmica.
 
"A blindagem de alumínio atual não é termicamente estável ou totalmente conforme e, portanto, geralmente indesejada para estruturas estáveis. Sem mencionar que a blindagem de alumínio contribui para a massa e o custo dos satélites. Nossa nanobarreira lida com esses problemas e é uma atualização promissora para o padrão da indústria, podendo se tornar um acessório chave para todas as estruturas espaciais e aeronáuticas móveis e estáticas," disse o professor Ravi Silva, coordenador do trabalho. 
 
Bibliografia:
 
Artigo: Radiation and electrostatic resistance for ultra-stable polymer composites reinforced with carbon fibers 
Autores: Michal Delkowski, Christopher T. G. Smith, José V. Anguita, S. Ravi P. Silva
Revista: Science Advances 
Vol.: 9, Issue 11
DOI: 10.1126/sciadv.add6947

Comentários