Foguete TERRAN-1 da Startup 'Relativity Space' é Lançado, Mas Falha em Atingir o Seu Objetivo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (23/03) no site ‘Canaltech’ destacando que o lançamento do primeiro foguete produzido por impressão 3D, o TERRAN-1, da startup Relativity Space, falhou em alcançar a órbita devido a uma anomalia no seu estágio superior. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos acontece, faz parte deste negócio. Enquanto o TERRAN-1 não atingiu seu objetivo, o foguete HANBIT-TLV sul-coreano (este suborbital) veio atingir o seu em sua segunda campanha de lançamento.
 
Aproveitando a oportunidade amigos e amigas, queremos aqui registrar também como é importante para o BS participação de nossos apoiadores, e como um bom exemplo disso, citamos o jovem José Gabriel que, pouco após a falha do lançamento deste foguete, publicou em sua página ‘Zezinho Space’ no Twitter a mensagem abaixo nos enviando o seu conteúdo. Valeu José Gabriel, você é um exemplo para todos nós que amamos as atividades espaciais.
 
 


Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Primeiro Foguete Produzido Por Impressão 3D é Lançado, Mas Falha
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
23 de Março de 2023 às 13h26
Fonte: Via: Space.com, SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Relativity Space

A Relativity Space lançou seu foguete Terran 1 nesta quinta-feira (23), mas devido a uma anomalia no estágio superior, o veículo não conseguiu alcançar a órbita. O veículo deixou a plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 00h25 (horário de Brasília) e, apesar do desfecho, cumpriu etapas importantes durante o voo.
 
Após um atraso de quase 90 minutos, o foguete foi lançado, iniciando o teste de voo chamado "Good Luck, Have Fun" (“Boa Sorte, Divirta-se”, em tradução livre). Tudo pareceu correr bem durante o início da missão: o veículo resistiu à etapa Max-Q, aquela em que sua estrutura sofre maior carga estrutural, o que demonstrou a integridade da estrutura dele.
 
Cerca de dois minutos e 45 minutos após o lançamento, os estágios do foguete se separam corretamente. Entretanto, as imagens da câmera do estágio superior mostraram o surgimento de uma pluma logo após a ignição dos motores; em seguida, os dados de telemetria da empresa mostraram que o foguete estava perdendo velocidade.
 
Passados cinco minutos após o lançamento, o centro de controle da missão declarou a ocorrência de uma anomalia, sem revelar detalhes sobre a falha. O Terran 1 não tinha cargas úteis operacionais a bordo, e levou apenas um anel produzido por impressão 3D, enviado como um símbolo do processo de produção do veículo.
 

Apesar de o veículo não ter chegado ao espaço, a Relativity Space comemorou os resultados da missão. “Ninguém nunca tentou lançar à órbita um foguete de impressão 3D e, embora não tenhamos percorrido todo o caminho hoje, coletamos dados suficientes para mostrar que é viável lançar foguetes produzidos por impressão 3D”, disse Arwa Tizani Kelly, gerente técnica de programa de testes e lançamentos na Relativity Space.
 
Além disso, é raro que os foguetes se saiam bem em seus primeiros lançamentos — basta lembrar do foguete H3, do Japão, que falhou em seu lançamento inaugural. “Embora não tenhamos alcançado a órbita, nós fomos significativamente além dos nossos objetivos para este primeiro lançamento, e o objetivo era coletar dados em Max-Q, uma das fases mais exigentes do voo, e alcançar a separação dos estágios”, acrescentou ela.
 
O Terran 1 é um foguete com 85% de sua estrutura produzida por impressão 3D, e pode levar 1,2 tonelada de cargas úteis à órbita baixa da Terra. O novo teste de voo ocorreu após uma tentativa no início do mês, que acabou suspensa em função de uma anomalia no estágio superior; três dias depois, a empresa tentou novamente, mas precisou suspender o lançamento outra vez.
 
Abaixo, você confere a transmissão do lançamento:
 

Comentários