Operação Astrolábio - FAB Publica Nota Oficial Sobre Missão Sul-Coreana Iniciada Hoje (07) na Base de Alcântara

Olá leitores e leitoras do BS
 
Segue abaixo a nota oficial postada ontem (06/03) no site da FAB, tendo como destaque a nova campanha de lançamento do Foguete HANBIT-TLV que foi iniciada no dia de hoje (07) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). 
 
Brazilian Space 
 
OPERAÇÃO ASTROLÁBIO
 
Lançamento de Foguete Sul-Coreano a Partir de Alcântara Tem Nova Previsão
 
Lançamento do HANBIT-TLV é o 500º da história do CLA e um marco importante para o Programa Espacial Brasileiro
 
Por Tenente Carolina Redlich 
Edição: Agência Força Aérea 
Fonte: DCTA 
Publicada em: 06/03/2023 - 17:04 
 
Fotos: DCTA

A Operação Astrolábio, resultado da parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa privada sul-coreana INNOSPACE, acaba de ser retomada e uma nova janela de lançamento foi definida para o período de 7 a 21 de março de 2023.
 
No dia 21 de dezembro de 2022, o lançamento do foguete HANBIT-TLV precisou ser adiado devido à uma questão de ordem técnica. De acordo com o CEO da INNOSPACE, Kim Soojong, diversas ações foram planejadas e implementadas para que a próxima tentativa possa acontecer de forma eficaz. “Assim como para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a segurança também é uma prioridade para a INNOSPACE. Estamos confiantes de que teremos um lançamento seguro e bem-sucedido”, comentou Kim Soojong.
 

Segundo o Coordenador-Geral da Operação, Coronel Aviador Rodrigo José Fontes de Almeida, a missão envolveu muitos desafios e quebras de paradigmas, afinal é a primeira vez que uma empresa privada estrangeira realiza um lançamento a partir da base de Alcântara. “Esse é um momento marcante para o Programa Espacial Brasileiro, pois a Operação Astrolábio vem ratificar o futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA) como um espaço-porto para o New Space*, abrindo possibilidades de parcerias futuras e o aprimoramento dos processos e da estrutura do CLA”, explicou.
 
Com o lançamento do HANBIT-TLV, o CLA chega ao 500º lançamento em 40 anos de história, apoiando inúmeros experimentos tecnológicos complexos e multidisciplinares. 
 
New Space 
 
New Space é um conceito atual no mercado espacial que prioriza o lançamento de satélites menores e mais leves, planejados para orbitarem por períodos mais curtos, o que diminui o tempo de fabricação e, principalmente, o custo dessas cargas úteis, além de potencializar o desenvolvimento de pesquisas espaciais devido à constante atualização das tecnologias envolvidas e a facilidade crescente na miniaturização e utilização de novos componentes. 
 
Sobre a Carga útil 
 
O foguete sul-coreano é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto SISNAV está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas do New Space.
 
Essa missão propicia o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do SISNAV e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, o Programa Espacial Brasileiro será fortalecido, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais.
 
Para saber mais sobre o veículo e a importância da Operação, clique aqui.

Comentários