'Spray de Nitrogênio Liquido' Desenvolvido Por Pesquisadores da 'Universidade de Washington', Poderá Eliminar a 'Poeira Lunar' de Trajes Espaciais de Futuras Missões Tripuladas à Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (02/03) no site ‘Canaltech’ destacando que um ‘Spray de Nitrogênio Liquido’ que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington, EUA, poderá eliminar a Poeira Lunar de Trajes Espaciais tornando-se assim uma ferramenta muito promissora para futuras missões tripuladas na Lua. Saibam mais sobre essa iniciativa pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Spray de Nitrogênio Pode Eliminar a Poeira Lunar em Trajes Espaciais
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
02 de Março de 2023 às 13h23
Fonte: Acta Astronautica; Via: WSU 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

Um spray de nitrogênio líquido, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, pode ser uma ferramenta promissora para futuras missões tripuladas na Lua. Durante testes, o spray removeu mais de 98% da poeira lunar simulada em um traje espacial no vácuo, causando danos mínimos ao material.
 
A poeira que cobre a Lua tem silicatos, compostos comuns em corpos planetários com atividade vulcânica. Esta poeira é tão abrasiva que corroeu camadas das botas dos trajes espaciais dos astronautas do programa Apollo e até destruiu vedações a vácuo de contêineres com amostras.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Devido à eletrostática, a poeira lunar acaba impregnada em diferentes superfícies.
 
Além de ser fina e bastante afiada, a poeira lunar se mantém suspensa por mais tempo na Lua devido à menor gravidade no nosso satélite natural, e pode causar problemas de saúde se inalada. “A poeira lunar é eletrostaticamente carregada, abrasiva e pega em todos os lugares, sendo uma substância bastante difícil de lidar”, observou Ian Wells, que liderou o estudo.
 
Pensando nisso, os pesquisadores desenvolveram o spray com base no chamado “efeito Leidenfrost”. Trata-se de um processo que ocorre quando um líquido, em contato com uma superfície mais quente que o que seu ponto de ebulição, forma uma camada protetora de vapor capaz de impedir o líquido de evaporar rapidamente. É o que acontece quando você joga gotículas de água em uma frigideira aquecida: o vapor de água se forma abaixo do líquido e sobre a frigideira, mantendo a gota suspensa, sem que ela fique em contato direto com o metal quente. Assim, a água leva mais tempo para evaporar do que levaria se a frigideira estivesse acima da temperatura de ebulição.
 
No caso do spray, o nitrogênio a -195 ºC entra em contato com uma superfície mais quente, coberta por poeira; depois, as partículas são agrupadas e flutuam para fora no vapor. O método de limpeza foi testado pela equipe em uma boneca envolvida por um material usado em trajes espaciais, em condições normais de temperatura e pressão, e em uma câmara simulando as condições do espaço externo.
 
Abaixo, você confere uma demonstração do que pode se tornar um spray removedor de poeira lunar: 
 

Eles notaram que o spray teve resultados melhores no vácuo, e que foi muito menos agressivo para o material dos trajes espaciais do que outros métodos usados: escovas danificaram o material após um único uso, enquanto o spray de nitrogênio levou 75 ciclos até causar danos.
 
Agora, os pesquisadores querem entender e modelar as interações que ocorrem entre as partículas de poeira e o nitrogênio líquido que permite o processo de limpeza. Além disso, eles solicitaram apoio para testar a tecnologia em condições que sejam mais próximas daquelas encontradas no espaço externo, como a gravidade lunar.
 
O artigo que descreve os resultados foi publicado na revista Acta Astronautica.

Comentários