Após Falha, 'Sonda Espacial IBEX' da NASA Retoma Suas Operações de Exploração dos Limites do Nosso Sistema Solar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a Sonda Interstellar Boundary Explorer (IBEX) da NASA, retomou suas operações após a equipe da missão reiniciá-la com sucesso. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Sensacional! Aconteceu alguma coisa? Chama a Equipe de Manutenção da NASA que eles sempre encontram uma forma de solucionar o problema. É realmente espetacular o que essa gente consegue fazer remotamente, mesmo estando a distâncias enormes do objeto a ser consertado.
 
Avante MISSÃO IBEX!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sonda Que Explora Limites do Sistema Solar Retoma Operações Após Falha
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
08 de Março de 2023 às 19h06
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A sonda Interstellar Boundary Explorer (IBEX), da NASA, retomou suas operações após a equipe da missão reiniciá-la com sucesso. A sonda estava no modo de contingência desde fevereiro, quando seu computador de voo foi sofreu uma reinicialização durante um contato programado.
 
Apesar de outras reinicializações do computador já terem acontecido, esta fez com que a equipe perdesse a capacidade de comandar a nave durante uma tentativa de recuperação dela. Além disso, eles reiniciaram sistemas de hardware e software em solo, mas não conseguiram retomar o comando.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Representação da sonda IBEX.
 
O software de voo continuou funcionando, e os sistemas da nave pareciam funcionais; ela estava recebendo sinais, mas os comandos não foram processados. Assim, para poder tirá-la do modo de contingência, a equipe aproveitou o momento em que a IBEX ficou mais próxima da Terra e realizou uma reinicialização externa dela.
 
O procedimento permitiu a retomada da capacidade de executar comandos. Agora, os dados de telemetria mostram que a IBEX está totalmente operacional, e segue funcionando normalmente.
 
Lançada em outubro de 2008, a IBEX é uma pequena missão de exploração que estuda a parte externa da heliosfera, a "bolha" formada pelas partículas do vento solar, para ajudar os cientistas a compreenderem a fronteira entre ela e o espaço interestelar. Ela já produziu um mapa tridimensional dos limites da heliosfera, e revelou que esta área pode ter ondulações.

Comentários