Canadá Pretende Lançar Seu Primeiro Rover Para a Lua em 2026 em Projeto Com a NASA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (03/03) no site ‘Canaltech’ destacando que o Canadá planeja lançar seu primeiro Rover lunar em 2026, num projeto realizado uma parceria entre a Canadensys Aerospace Corporation, a Agência Espacial Canadense (CSN), e a NASA. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Canadá Quer Lançar Seu Primeiro Rover Para a Lua em 2026
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper 
03 de Março de 2023 às 16h44 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: 2022 Canadensys Aerospace Corp

O Canadá planeja lançar à Lua um rover de 30 kg equipado com seis cargas úteis científicas, para explorar o polo sul do nosso satélite natural em busca de água congelada. Anunciada em 2021, a missão deve ser lançada em 2026 e será desenvolvida por meio de um contrato entre a Canadensys Aerospace Corporation, a agência espacial canadense CSA, a NASA, entre outros parceiros.
 
A ideia é que a missão tenha foco nas regiões do polo sul da Lua que estão em sombras permanentes. É que, ali, existem as chamadas “armadilhas frias”, que são áreas frias o suficiente para reter compostos voláteis. Qualquer vapor d’água que estiver por perto pode migrar e acabar preso nelas.
 
Chris Herd, um dos investigadores científicos envolvidos na missão, explica que os rovers são veículos móveis robóticos que permitem a exploração da superfície de outros planetas. Herd está trabalhando no desenvolvimento da carga útil Lunar Hydrogen Autonomous Neutron Spectrometer (LHANS), que poderá detectar gelo por meio da identificação do hidrogênio no solo lunar.
 
(Imagem: Reproduçãoi/NASA)
Distribuição do gelo na superfície do polo sul e norte da Lua na esquerda e direita, respectivamente.
 
Além disso, o LHANS vai buscar assinaturas da radiação espacial conforme ela interage com o material sob a superfície da Lua. Depois, os dados podem confirmar a presença de hidrogênio nas regiões estudadas. Craig Hardgrove, professor da Universidade do Estado do Arizona, vai interpretar os componentes dos dados relacionados ao hidrogênio.
 
Já Herd vai estudar outros elementos e minerais ali. “Você também pode receber sinais da radiação natural de outros elementos ali, como o cálcio, o ferro e o titânio”, explicou. É por isso que, ao investigar a composição do solo lunar, eles podem conseguir informações importantes sobre o contexto geológico, capazes de revelar onde pode haver gelo.
 
Por enquanto, o rover e o instrumento ainda estão em desenvolvimento. Como Herd já trabalhou em missões de rovers enviados a Marte, ele acredita que logística e operação da missão do rover canadense devem ser bastante parecidas com aquelas das missões enviadas ao Planeta Vermelho. “Existe um padrão ou sequência de exploração que precisa ser seguido com o rover”, disse.

Comentários