NASA Lança 'Dois Foguetes Suborbitais' Para Estudar 'Vórtices' na Atmosfera Superior da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (28/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a NASA lançou na última quinta-feira (23/03) dois foguetes de sondagem que irão ajudar nos estudos dos Redemoinhos na Atmosfera Superior da Terra’ por meio da missão ‘Vorticity Experiment (VortEx)’. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos, olha aí a importância dos foguetes de sondagem, uma tecnologia que dominamos e que simplesmente é pouco utilizada pelos 'cabeças de ovo' que gerem o nosso 'Patinho Feio'. Um grande exemplo disso é o próprio Programa de Microgravidade de nossa piada espacial, mas fora isso, a própria FAB que deveria usar sua frota de foguetes para testar tecnologias desenvolvidas por seus institutos ou mesmo de outros institutos militares, assim não o faz, como já fez em outras épocas, e o Brasil simplesmente não avança tecnologicamente neste setor, só vivendo de falácias e de propaganda enganosa, onde o Mister M é o seu maior garoto propaganda.

Só para vocês terem uma ideia caros entusiastas, fiquei sabendo recentemente que uma empresa brasileira que queria testar um equipamento se utilizando este '6º Anúncio de Oportunidade (6º AO)' do Programa Microgravidade, simplesmente desistiu da ideia quando soube que o voo estava marcado para 2026, um tremendo absurdo mas bem corriqueiro na história desse Programa da AEB (não é por acaso que desde a sua criação em 1998 somente 6º AOs foram lançados), bem como na história do nosso 'Patinho Feio'. Não há como fazer atividades espaciais dessa forma caros amigos, não iremos para lugar algum desse jeito, 2026 os americanos já estarão na Lua, e esses 'Cabeças de Ovo' sequer fazem o básico funcionar direito. Enfim...
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Foguetes da NASA Vão Estudar Vórtices na Atmosfera Superior da Terra
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
28 de Março de 2023 às 17h12
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA Earth Observatory/Joshua Stevens

A NASA lançou dois foguetes de sondagem na quinta-feira (23), os primeiros que vão ajudar nos estudos dos redemoinhos na atmosfera superior da Terra por meio da missão Vorticity Experiment (VortEx). Segundo a agência espacial, os redemoinhos podem ajudar os cientistas a entender padrões meteorológicos que afetam o mundo todo e as chamadas “ondas de flutuação”, que viajam até o espaço.
 
Os foguetes Black Brant 9 e Terrier-Improved Orion foram lançados do Centro Espacial Andøya, na Noruega. O primeiro é capaz de alcançar cerca de 600 km de altitude e pode coletar medidas de ventos; já o outro chega a 350 km e é equipado para estudar a densidade do ar. Após alguns minutos de voo, os foguetes retornam à Terra e caem no oceano.
 
O experimento VortEx conta com quatro foguetes de sondagem, lançados em duplas para caracterizar os processos na mesosfera e atmosfera inferior. Como ocorreram algumas anomalias na performance das cargas úteis lançadas, a agência espacial vai verificar o ocorrido antes do lançamento dos demais veículos.
 
(Imagem: Reprodução/NASA Earth Observatory/Jeff Schmaltz)
Ilhas perturbando um fluxo de ar e formando ondas na atmosfera.
 
Desta vez, os foguetes lançados vão procurar ventos de alta altitude que podem afetar construções, montanhas e aeronaves, com efeitos capazes de se estender para o espaço. Estes ventos causam as ondas de flutuação, que são como grandes pulsos de energia responsáveis por mudanças na “fronteira” entre a Terra e o espaço.
 
As ondas podem vir de tempestades se aproximando ou de ventos que sobem após atingir montanhas. O fenômeno causa perturbações que empurram o ar mais denso para cima, a regiões de menor pressão atmosférica — conforme a atmosfera tenta retomar o equilíbrio, ocorre uma oscilação que forma as ondas. Elas se espalham para longe da origem da perturbação, como acontece com as ondas formadas na superfície de um lago, após você jogar uma pedrinha nele.
 
Apesar de serem comuns, os efeitos que as ondas causam na atmosfera superior ainda são desconhecidos. “No senso mais amplo, este experimento é sobre aprender o destino das ondas de flutuação na fronteira com o espaço”, explicou Gerald Lehmacher, investigador principal do experimento. Para isso, eles querem coletar dados dos vórtices que parecem ser formados quando as ondas sobem por partes estáveis da atmosfera.
 
Se tudo correr bem, os dados obtidos pela missão VortEx podem ajudar os cientistas a entender os fenômenos meteorológicos da atmosfera superior, que podem afetar a navegação por GPS e sinais de comunicação. Além disso, eles podem ajudar ainda na compreensão das ondas que não podem ser modeladas corretamente por computadores.

Comentários