Como Anda o Projeto do Veículo Hipersônico a Ar Aspirado Brasileiro 14X?

Olá leitores e leitoras do BS!
 

Pois então caros amigos e amigas, após o bem sucedido voo de um dos quatro experimentos  previstos (o 14-X S) do projeto do futuro Veículo Hipersônico a Ar Aspitado Brasileiro 14X, realizado em dezembro de 2021 (reveja aqui), a crença e posterior cobrança ao BS por notícias sobre este projeto, aumentou exponencialmente, principalmente quando os interessados neste assunto começaram a buscar no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) maiores informações sobre o andamento do projeto, mas só encontrando de forma frustrante a mensagem abaixo:
 

Afinal entusiastas do BS, quem não se lembra desse cronograma de voo logo abaixo divulgado que foi por toda mídia brasileira na época da Operação Cruzeiro? Divulgação esta que encheu de esperança a todos que esperaram por décadas uma resposta realmente significativa das atividades espaciais no pais, né verdade?
 
Cronograma de voo divulgado pela mídia.
 
Pois então, segundo esse cronograma de voo (veja acima), o segundo experimento do Projeto 14X (o 14-X SP) deveria voar ainda no ano de 2023, e com a proximidade deste voo previsto, era muito natural que os entusiastas do PEB começassem a fuçar por informações sobre o andamento deste projeto, né verdade?   
 
Mas como se pode notar na mensagem acima, o IEAv impediu que isso pudesse acontecer, e sequer o instituto publicou algo sobre o assunto na mídia, o que então desencadeou um descontentamento natural aos Brasileiros interessados e agora temerosos de  mais uma frustração.
 
Diante disto, como esse que vos fala também é um entusiasta deste fantástico projeto de vanguarda, resolvi acionar os meus contatos para colher informações, e assim poder responder a todos a pergunta que intitula este artigo. Porém antes de mais nada caros entusiastas, trago abaixo na íntegra uma esclarecedora live/palestra realizada no ano passado (2022) que eu descobri navegando na NET, atestando a importância crucial deste projeto para o Brasil. A palestra foi ministrada pelo Sr. Felipe Jean da Costa, doutor em Ciências e Tecnologias Espaciais, na área de Propulsão Espacial e Hipersônica, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e atualmente o CEO da startup aeroespacial 'BRENG Engenharia e Tecnologia', empresa esta que como já divulgamos anteriormente, faz parte da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB).
 

Bom, e aí Duda, como anda as atividades em torno do Projeto 14X? Bom, na verdade permanecem em andamento amigos e amigas, e segundo a minha fonte os pesquisadores do IEAv continuam trabalhando no protótipo do segundo voo do projeto (14-X SP), tentando assim seguir o cronograma de voo já divulgado. Entretanto, dificilmente este cronograma será seguido, e a expectativa agora é que o prototipo seja lançando em algum momento de 2024, isto é,  dependendo como as coisas vierem a caminhar este ano.
 
E ainda segundo a minha fonte, tem de se levar em conta que, quando se fala de voos subsequentes, isto não significa apenas novos modelos de voos (protótipos), mas também  alguma nova 'infraestrutura de solo', visando assim dar apoio e incrementar a capacidade desses novos protótipos que irão voar. Além disso, o meu contato lembrou que os recursos são anuais, mas ele ainda não sabia dizer se os mesmos já haviam sido repassados este ano.
 
Pois então leitor, na minha opinião e espero sinceramente está enganado, infelizmente este projeto terá de conviver com atrasos, pois não vejo no governo atual qualquer tipo de compromisso com as atividades espaciais do país, a não ser em projetos pontuais e que não acrescentam nada ao nosso desenvolvimento espacial, como o politizado Programa CBERS, que esses irresponsáveis querem renascer das cinzas. Enfim...
 
Brazilian Space

Comentários

  1. No menu superior, aba projetos, não existe mais a opção "em desenvolvimento", deixaram somente os projetos desenvolvidos. Uma pena pois agora não da para ter mais informações sobre o andamento dos projetos que estão em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Espero que este projeto, tenha os recursos financeiros e humanos de que precisa. Já vi notícias, se não me engano neste próprio blog, de que o orçamento por vezes não era gasto e devolvido aos cofres públicos. Então não é apenas dinheiro, mas também demanda de projetos e o projeto CBERS pode gerar demanda, então não sei por que tantas críticas ao projeto.

    ResponderExcluir
  3. O CBERS não teve nada de politizado, o acordo, que eu saiba, foi assinado ainda no governo Sarney, pasdou por Itamae e FHC, e desengavetado por Lula. Foi muito bom para a pesquisa e infraestrutura brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que o novo programa anunciado este ano não tenha dedo do PT e do governo chinês para arrancar uma grana nossa e nos alinhar mais com aquele país do oriente.

      Excluir
    2. Com certeza tem o dedo, não só do PT, como dos outros partidos da frente que elegeram o presidente, isso é democracia, vamos aproveitar o que de bom este novo governo tem a oferecer pois o antigo sucateau nossa área de tecnologia!!

      Excluir

Postar um comentário