Observatório SOHO da NASA Faz Vídeo de 'Ejeção de Massa Coronal' em Formato de 'Arcos de Plasma'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (15/03) no site ‘Canaltech’ destacando que o ‘Observatório Solar and Heliospheric (SOHO), da NASA, registrou na quinta-feira (09/03) uma grande ejeção de massa coronal do Sol em formato de ‘arcos de plasma’ que lembram as asas de uma borboleta. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Observatório SOHO Faz Vídeo de Ejeção de Massa Coronal em Arcos
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
15 de Março de 2023 às 11h46
Fonte: Space Weather 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Solar and Heliospheric Observatory

O Sol liberou uma grande ejeção de massa coronal na quinta-feira (9). Ao invés de tero o típico formato de halo, ela se expandiu em grandes arcos de plasma que lembram as asas de uma borboleta. O fenômeno foi registrado pelo observatório Solar and Heliospheric (SOHO), da NASA.
 
Apesar de o fenômeno ter sido registrado pelo SOHO, será difícil determinar o tipo de explosão que causou o formato desta ejeção de massa coronal. Como ela aconteceu no lado do Sol oposto à Terra, nosso astro bloqueou nossa visão.
 
Confira as imagens capturadas pelo observatório: 
 
 
No dia seguinte, o plasma liberado pelo fenômeno encontrou Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol. Quando chegou lá, o material da ejeção deve ter atingido o campo magnético fraco do nosso vizinho, “arrancando” parte do material da superfície e levando-o para uma espécie de cauda ao redor do planeta.
 
O restante do material pode ficar brevemente suspenso sobre Mercúrio, formando uma atmosfera temporária sobre ele. Desta vez, o plasma liberado pela ejeção provavelmente não alcançará a Terra; mas, se isso acontecesse, o campo magnético do nosso planeta iria absorver as partículas.
 
Vale lembrar que, embora a Terra tenha um forte campo magnético, as ejeções de massa coronal são capazes de comprimi-lo levemente, causando tempestades geomagnéticas. Quando isso acontece, elas seguem pelas linhas perto dos polos e agitam as moléculas da atmosfera, liberando energia na forma de luz e criando auroras coloridas. 
 
O Que é Ejeção de Massa Coronal? 
 
O fenômeno ocorrido no Sol foi uma ejeção de massa coronal (“CME”, na sigla em inglês), uma grande nuvem de partículas eletricamente carregadas liberadas pela coroa solar, a atmosfera superior do nosso astro. Elas são formadas quando o campo magnético solar é empurrado para cima da fotosfera, a superfície do Sol, e depois se reconecta novamente.
 
Este processo libera grande quantidade de energia na forma de radiação eletromagnética e aquece os gases da região da reconexão. Depois, as partículas na área recebem grande quantidade de energia e velocidade, e produzem uma enorme bolha de gás quente. Esta bolha escapa da gravidade do Sol e viaja pelo espaço a centenas de quilômetros por segundo — as mais velozes e energéticas CMEs podem alcançar a Terra em menos de um dia.

Comentários