NASA Fotografa Um dos Possíveis Local de Pouso da 'Missão Artemis 3'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma péssima notícia postada ontem (16/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que um dos possíveis locais de pouso da Missão Artemis 3 foi fotografado recentemente pela NASA. Saibam mais sobre isso pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Volta à Lua: NASA Fotografa Possível Local de Pouso da Missão Artemis 3
 
Um dos 13 pontos candidatos a local de pouso humano na Lua foi observado por satélite da NASA
 
Por Flavia Correia
17/03/2023 - 15h41
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Programada para acontecer entre 2025 e 2026, a missão Artemis 3 finalmente levará a humanidade a pôr os pés novamente na Lua, após mais de 50 anos desde a última visita. E para escolher o local de pouso ideal, a NASA está de olho nas áreas próximas ao Polo Sul lunar.
 
Uma foto recente feita da órbita lunar mostra uma região potencial para receber as próximas pegadas humanas: o Maciço de Malapert. Neste link, você conhece os demais locais candidatos.
 
Créditos: NASA/GSFC/Arizona State University
Parte do panorama capturado pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter mostrando o contexto da região candidata a local de pouso humano denominada Maciço de Malapert.
 
O responsável pela captura foi o satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da agência espacial norte-americana. Lançada em junho de 2009, a espaçonave tem proporcionado excelentes olhares para a Lua desde então.
 
Entre os sete instrumentos da sonda está a LRO Camera (LROC), que captura imagens em preto e branco de alta resolução da superfície lunar.
 
No último dia 3, enquanto o LRO sobrevoava a cratera Shackleton, perto do polo sul da Lua, a LROC registrou essa imagem de parte da área do Maciço de Malapert.
 
Créditos: NASA
Diagrama mostra as 13 regiões candidatas a local de pouso na Lua da missão Artemis 3.
 
Trata-se de um panorama completo que mostra um pico de cinco mil metros de altura, com uma área escura e mais plana no topo – exatamente o ponto que concorre à vaga de local de pouso da Artemis 3.
 
Relativamente próximo, e visivelmente distinto de seu vizinho mais alto, há um penhasco de cerca de 3,5 mil m.
 
De acordo com o site Space.com, os cientistas da NASA escolheram a região polar sul para o retorno da humanidade à Lua por causa da abundância de gelo de água por lá. Esse gelo de água é um recurso valioso para os futuros exploradores da Lua: ele pode ser convertido em coisas como combustível de foguete ou mesmo água simples para matar a sede.

Comentários