Durante Evento Que Ocorre no Museu Nacional da China, Este País Asiático Revelou Seus Planos Ambiciosos Para Expandir a Sua Estação Espacial Tiangong-3

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (01/03) no site chinês em português 'People.Com’ destacando que durante exposição que está ocorrendo no Museu Nacional da China, a este país asiatico revelou seus planos ambiciosos para expandir a sua Estação Espacial Tiangong-3, entre outras planos para o seu programa espacial. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso leitor Eugênio Preza (editor da Revista online EP-Space-BR) pelo envio dessa notícia.

Brazilian Space
 
Português - China
 
China Revela Planos Ambiciosos Para Expandir Estação Espacial
 
01/03/2023 - 15h21 
Fonte: Xinhua 
Via: Site chinês People.com - http://portuguese.people.com.cn
 

Durante uma exposição em andamento no Museu Nacional da China, foi revelado que a China planeja expandir sua estação espacial em órbita próxima à Terra, lançando um novo módulo que irá acoplar com a estrutura existente e criar uma combinação em forma de cruz. 
 
Na exposição de realizações no programa espacial tripulado da China de 30 anos, a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, sigla em inglês) tornou públicos seus planos de acompanhamento após a montagem e construção da estrutura em forma de T da estação espacial no ano passado. 
 
O novo módulo, que funcionará como uma cabine de união, terá várias portas de ancoragem como o módulo principal Tianhe, permitindo que a estação espacial acomode mais naves espaciais, de acordo com a CMSA. 
 
A agência acrescentou que a China planeja estender a operação em órbita de sua estação espacial implementando atualizações e melhoramentos. 
 
A exposição também mostrou o desenvolvimento da China de uma nave espacial tripulada reutilizável próxima da Terra de nova geração com capacidade de transportar quatro a sete astronautas para o espaço e trazer de volta mais de 700 kg de cargas úteis para a Terra. A nave espacial existente do país pode lançar três astronautas para o espaço e trazer de volta 50 kg de cargas úteis. 
 
A estação espacial mudará sua prioridade de avanços tecnológicos na fase de construção para o desempenho de aplicações espaciais. Uma série de experiências está atualmente em andamento ou prestes a começar na estação espacial. Alguns deles visam descobrir como resistir micróbios que podem danificar metais das naves espaciais, produzir oxigênio a partir de algas no espaço e converter energia térmica em eletricidade. 
 
Recentemente, os astronautas chineses em órbita da tripulação de Shenzhou-15 obtiveram com sucesso imagens estruturais 3D de suas células da pele com o microscópio de dois fótons auto-desenvolvido do país, que é o primeiro de seu tipo no mundo. 
 
Nos próximos anos, mais de mil aplicações em 65 projetos serão implementadas na estação espacial. Este esforço visa promover tecnologias-chave na preparação de materiais especiais, células estaminais e medicina regenerativa, sistemas de frequência de tempo de alta precisão e medição de precisão quântica, de acordo com a CMSA. 
 
O Telescópio de Pesquisa Espacial da China, também conhecido como o Telescópio da Estação Espacial Chinesa (CSST, em inglês), será lançado como parte do projeto da estação espacial, e o telescópio, durante suas observações normais, voará independentemente na mesma órbita que a estação espacial chinesa. 
 
O CSST é um observatório óptico baseado no espaço para astrônomos realizarem levantamentos do céu, capturando um mapa geral ou imagens do céu. Ele pode acoplar com a estação espacial para reabastecimento e manutenção conforme programado ou conforme necessário, tornando sua manutenção mais acessível do que o Hubble. 
 
Este telescópio emblemático da China é projetado para mapear uma área de todo o céu com 17,5 mil graus quadrados em 10 anos após sua operação, a fim de explorar ciências de fronteira como a expansão acelerada do universo, matéria escura e energia escura, de acordo com a CMSA. 
 
Durante esta exposição, a CMSA também revelou o projeto da China para a exploração lunar humana, que visa enviar três astronautas para a órbita lunar e permitir que dois pousem na Lua. 
 
Planos de uma sonda lunar e retorno de amostras estão em andamento, que envolverão colaboração entre humanos e máquinas. 
 
Um modelo com redução de escala do foguete Longa Marcha-10 também foi exibido na exposição. O lançador de nova geração será usado para trazer cargas úteis de 27 toneladas, incluindo o pousador lunar e a nave lunar para a órbita de transferência Terra-Lua. 
 
O foguete medindo 88,5 metros de altura, terá um impulso de descolagem de cerca de 2.678 toneladas e será alimentado por hidrogênio líquido, oxigênio líquido e querosene. 
 
De acordo com o perfil da exposição, uma versão retificada do foguete, sem propulsores de rolagem e com um impulso de descolagem de aproximadamente 873 toneladas, está prevista para as missões tripuladas e de carga da estação espacial. Além disso, uma parte do foguete será projetada para reutilização. 
 
Os modelos em miniatura do pousador lunar e da nave lunar também foram expostos na exposição, que começou na sexta-feira e terá duração de três meses. 
 
O salão central do museu exibe uma variedade de exposições, incluindo uma réplica do mesmo tamanho do módulo central da estação espacial, a cápsula de reentrada da nave espacial Shenzhou-13, motores de foguetes, trajes espaciais e outras instalações de suporte de vida no espaço, atraindo um fluxo constante de visitantes.

Comentários