NASA e Boeing Adiam Mais Uma Vez o Primeiro Voo Tripulado da 'Espaçonave Starliner'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (30/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que por mais uma vez, a Boeing e a NASA adiaram o lançamento da espaçonave Starliner. Saibam mais sobre o porquê dessa decisão pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA e Boeing Adiam Primeiro Voo Tripulado da Starliner Mais Uma Vez
 
O lançamento da primeira missão da Boeing para transporte de astronautas da NASA ficou para o segundo semestre
 
Por Flavia Correia
30/03/2023 - 12h17
Atualizada em 30/03/2023 - 12h20
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Assim como a SpaceX, a Boeing tem um acordo bilionário com a NASA para transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional (ISS). Esses serviços serão executados pela cápsula CST-100 Starliner.
 
Enquanto a empresa de Elon Musk já está cumprindo o contrato, tendo lançado seis missões operacionais tripuladas ao laboratório em órbita usando suas cápsulas Dragon e os foguetes Falcon 9, a Boeing ainda não iniciou os trabalhos.
 
Vamos Entender o Porquê:
 
* A Boeing e a NASA realizaram um teste de voo orbital da Starliner (sem astronautas) em maio de 2022;
 
* Embora o voo tenha sido bem-sucedido, alguns ajustes precisaram ser feitos na espaçonave;
 
* O primeiro voo tripulado, então, ocorreria em dezembro;
 
* Como ainda se faziam necessários alguns testes e reparos, o lançamento foi reprogramado para maio deste ano;
 
* Alguns fatores levaram a um novo adiamento, como: a agenda deste semestre da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, a necessidade de mais um teste no sistema de paraquedas da cápsula e o tráfego intenso para a ISS nos próximos meses.
 
Créditos: Dima Zel – Shutterstock
Representação artística da cápsula Starliner em órbita.
 
A estreia da Starliner como transporte de astronautas estava programada para acontecer em dezembro, sete meses depois do bem sucedido Teste de Voo Orbital-2 (OFT-2), uma missão não tripulada crucial para provar a capacidade da espaçonave.
 
Devido a alguns ajustes que se mostraram necessários, o Teste de Voo Tripulado (CFT, na sigla em inglês) da cápsula foi reagendado para maio deste ano.
 
No entanto, a agência espacial norte-americana e a empresa de desenvolvimento aeroespacial decidiram adiar o lançamento por mais alguns meses. Agora, a decolagem está prevista para julho.
 
“Deliberamos e decidimos que a melhor tentativa de lançamento do CFT é não antes de 21 de julho.”
 
Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.
 
Segundo Stich e outros que participaram de uma webconferência na tarde de quarta-feira (29), haverá um tráfego considerável na ISS no primeiro semestre, com o voo privado Ax-2 decolando em maio e a próxima missão robótica de carga da SpaceX prevista para junho.
 
Além disso, a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, local de lançamento da CFT, também estará ocupada nos próximos meses.
 
A United Launch Alliance (ULA) planeja voar uma missão para a Força Espacial dos EUA a partir de Cabo Canaveral com um foguete Atlas V dentro desse período, e a primeira decolagem do novo veículo Vulcan Centaur da empresa está prevista para maio também partindo de lá.
 
Outro motivo apresentado é que a NASA precisa de um pouco mais de tempo para analisar dados sobre os vários componentes da Starliner, como seu sistema de paraquedas, antes de colocar astronautas na cápsula.
 
Por fim, a agência e a Boeing planejam conduzir mais um teste em solo de um subsistema de paraquedas, o que está previsto para maio, segundo Stich.
 
Conforme divulgado, a Starliner será pilotada por Barry “Butch” Wilmore, ex-piloto do programa de ônibus espacial da NASA e visitante da ISS por duas vezes. Ao lado dele estará Suni Williams, que conta com duas missões espaciais no currículo. Em 2007, ela se tornou a primeira pessoa a “correr uma maratona” no espaço, quando correu na esteira da estação por mais de quatro horas.
 
Além da dupla, o astronauta da NASA e três vezes residente da estação espacial Mike Fincke foi escalado como piloto reserva da missão.

Comentários