Missão Crew-6 - SpaceX Lança Com Sucesso Sua Sexta Missão Espacial Tripulada

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (02/03) no site ‘Canaltech’ destacando que no início da madrugada do dia de ontem, finalmente a SpaceX conseguiu lançar ao espaço com sucesso a Missão Crew-6 para à Estação Espacial Internacional (ISS). Saibam mais sobre essa iniciativa norueguesa pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Crew-6 | SpaceX Envia Novos Astronautas à Estação Espacial Internacional
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
02 de Março de 2023 às 11h02
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Joel Kowsky

A SpaceX lançou a missão Crew-6 no início da madrugada desta quinta-feira (2). O foguete Falcon 9 deixou a plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 2h34 no horário de Brasília, levando quatro astronautas com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).
 
Após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou para pousar na embarcação Just Read the Instructions. A cápsula Crew Dragon apresentou uma pequena falha pouco após se separar do estágio superior do foguete: o sensor de um dos ganchos que abrem o cone no “nariz” da nave, depois que ela chega ao espaço, enviaram uma leitura anômala, que fez com que a cápsula acionasse seu sistema de reserva.
 


O procedimento ocorreu conforme o projetado, e o cone foi aberto no momento esperado. Os ganchos também fazem parte de um sistema para acoplagem à estação, mas, segundo Benji Reed, diretor do programa de voos espaciais tripulados da SpaceX, o sensor não deverá causar problemas para a tripulação ou para a chegada à ISS.
 
Agora, a tripulação segue viagem à estação, sendo que a nave deverá ser acoplada autonomamente à porta do módulo Harmony na sexta-feira (2). Enquanto isso, a SpaceX seguirá monitorando as manobras automáticas que a cápsula vai realizar, e as equipes da NASA vão acompanhar as operações da estação ao longo do voo.
 


Originalmente, a missão Crew-6 seria lançada na segunda-feira (27), mas foi adiada porque as equipes não conseguiram confirmar se o foguete Falcon 9 recebeu a carga completa do combustível que ajuda na ignição dos motores. Reed explicou que as análises do ocorrido revelaram que o ocorrido foi causado por um filtro entupido; após substituí-lo, o problema foi resolvido. 
 
A Tripulação da Crew-6 
 
A tripulação da missão conta com os astronautas da NASA Stephen Bowen e Woody Hoburg, acompanhados pelo cosmonauta Andrey Fedyaev. Eles estão junto do sultão Al Neyadi, que se tornará o primeiro cidadão dos Emirados Árabes Unidos a servir em uma missão de longa duração a bordo da ISS.
 
Quando chegarem à estação, eles vão se juntar aos astronautas na Expedição 68, composta por Frank Rubio, Nicole Mann e Josh Cassada, todos da NASA, além de Koichi Wakata, da agência espacial japonesa JAXA, e dos cosmonautas Sergey Prokopyev, Dmitri Petelin e Anna Kikina. Cerca de cinco dias após a chegada dos membros da Crew-6, os astronautas que foram para lá com a Crew-5 devem retornar à Terra (Nicole, Josh, Koichi e Anna).
 
Abaixo, você confere a reprise do lançamento da Crew-6: 
 

Comentários