Nota da AEB: Espaçoporto de Alcântara Entra no Mercado de Transporte Espacial

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo a nota oficial publicada no dia de ontem (20/03) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, tendo como destaque o lançamento do Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV no último domingo.
 
A nota em si, fora os enchimentos de linguiça, além dos naturais agradecimentos as equipes envolvidas com a campanha e o esclarecimento sobre seus players e carga útil participantes, vem acompanhada também de uma mensagem do presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura, que inicia (ainda que muito timidamente) com uma verdade incontestável, ou seja, o nosso atraso na área espacial, bem como também procurando enaltecer de forma justa (diga-se de passagem) os que nesses mais de 60 anos colaboraram para tentar fazer este Território de Piratas algo parecido como uma nação espacial. Entretanto, este que vos fala, deixa aqui uma mensagem ao Presidente da AEB dizendo que o seu compromisso é com a Sociedade Brasileira (o senhor não entendeu isso ainda?) e se quiser realmente colaborar, comece por falar a verdade e pare definitivamente com essa falácia de que AQUI TEM ESPAÇO, ou continuará solidificando cada vez mais sua história na AEB como MISTER M.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Espaçoporto de Alcântara Entra no Mercado de Transporte Espacial
 
Condições meteorológicas favoráveis permitiram realizar o lançamento do foguete sul-coreano, HANBIT-TLV
 
Publicado em 20/03/2023 - 10h41
Atualizado em 20/03/2023 - 17h33
 

Neste domingo (19), o foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi lançado a partir do Espaçoporto de Alcântara, localizado no Maranhão. A Operação Astrolábio realiza, simultaneamente, o ensaio em voo do motor sul-coreano, a propulsão híbrida e os ensaios do Sistema de Navegação Inercial Brasileiro (SISNAV).
 
Astrolábio entra para a história do Programa Espacial Brasileiro (PEB) ao se tornar a primeira operação privada de transporte espacial realizada no Brasil. Enquadrada como de pesquisa e desenvolvimento, a missão faz parte de um acordo entre a empresa INNOSPACE e o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
O HANBIT-TLV levou a bordo o SISNAV, carga útil brasileira desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
 
A Agência Espacial Brasileira saúda e congratula com todos os envolvidos nas diversas etapas de negociação, preparação, logística e efetiva operação e que envidaram seus melhores esforços para que o lançamento ocorresse com sucesso. Segue abaixo uma mensagem do presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura:
 
“Independentemente de onde estejam hoje, muitos merecem o reconhecimento do Programa Espacial Brasileiro. Bem sabemos o quanto de criatividade, de persistência, de superação foram necessários para preparar e plantar!
 
Neste momento, devemos reconhecer os esforços de todos que, ao longo de décadas, em especial nos últimos anos, dedicaram-se a remover obstáculos e a lançar fundações para o avanço seguro. O Executivo Federal, o Congresso, a academia, o terceiro setor, o Maranhão e Alcântara, muitos somaram para cravar marcos importantes para que as novas gerações possam crescer!
 
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) é um desses marcos. A parceria com a EMAER, CCISE e a AEB é outro. A ideia de salvar o interesse da Innospace e promover o lançamento de P&D, por iniciativa originária do Brigadeiro Potiguara e do Dr. Élcio, é mais um, entre tantos!
 
A sociedade vai abraçar cada vez mais o espaço à medida que lhe dermos oportunidades de saber como são empregados os recursos que nos alocam. Devemos perseverar no aperfeiçoamento constante, inclusive, no alinhamento de todo o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE).
 
Essa comunidade de profissionais criativos e obstinados pode, ao trabalhar em uníssono, elevar o Brasil a um novo status no cenário mundial. Os braços técnicos das entidades diretamente envolvidas na Operação Astrolábio são essenciais, mas nunca chegariam ao sucesso sem os esforços logísticos, administrativos e políticos que fazem o sistema rodar!
 
A todos, nosso reconhecimento e apoio!"
 
Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura.
 
Veja aqui o vídeo do lançamento.
 
Foguete e Carga Útil
 
O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Dessa forma, proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.
 
Além disso, os gases emitidos se dissipam rapidamente na atmosfera ao longo do voo, o que diminui bastante os impactos ao meio ambiente e ao meio marítimo.
 
Já o SISNAV é um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que mandará dados de navegação para análise na Terra. A equipe técnica verificará se o sistema opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas como, por exemplo, vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.
 
O SISNAV está inserido dentro do SISNAC (Sistema de Navegação e Controle) que fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), projeto este do IAE, apoiado pela AEB e dentro do Programa Espacial Brasileiro.
 
A INNOSPACE 
 
A INNOSPACE é uma startup espacial sul-coreana, fundada em 2017. Tem como CEO o engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim e fica localizada na cidade de Sejong, a menos de três horas da capital, Seul (KR). Devido às relações com o Brasil, a empresa dispõe de subsidiária integral, localizada em São José dos Campos (SP). É a INNOSPACE Brasil que gerencia as operações de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
 
O seu objetivo é a fabricação de pequenos lançadores de satélites e serviços de engenharia aeroespacial. A empresa está desenvolvendo lançadores de pequenos satélites híbridos, movidos a foguetes (HANBIT), para fornecer serviços de lançamento que sejam confiáveis, de baixa latência e baixo custo, no mercado atual de pequenos satélites, que se encontra em rápida expansão, o chamado New Space.
 
Sobre o CLA
 
Localizado na cidade de Alcântara, no Maranhão, o Espaçoporto possui tecnologia de ponta e coloca o Brasil em posição de vantagem no mercado espacial, em razão de apresentar as condições ideais para lançamentos. Sua localização é um dos atributos de destaque e oferece a possibilidade de realizar lançamentos para diversas órbitas a partir do mesmo local. Além de ter a agenda disponível para realizar lançamentos o ano inteiro, o espaçoporto possui condições climáticas favoráveis e ampla área costeira para a recuperação, no mar, de estágios dos foguetes e das cargas úteis.
 
Em 2021, foram anunciadas as empresas habilitadas para realizar lançamentos de veículos espaciais orbitais e suborbitais, a partir de Alcântara. O Espaçoporto tem se preparado para ser uma referência internacional, o que faz com o que Brasil tenha ainda maior participação no mercado espacial global, fator essencial para o desenvolvimento tecnológico, econômico e de inovação. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. Eugênio Preza , estamos juntos com , Innospace Rumo ao Espaço , será muito positivo para o Brasil que essa parceria se firme cada vez mais, a Innospace , provou que esse Sonho é Possível , Avante Coréia , Avante Brasil , Avante CEA

    ResponderExcluir

Postar um comentário