Startup Japonesa 'Ispace' Anuncia a Chegada do Seu 'Módulo Lunar Hakuto-R' a Órbita da Lua. Pouso Previsto Para Final de Abril

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma sensacional notícia postada ontem (21/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a Missão do Modulo Lunar Hakuto-R’ japonês que carrega o ‘Rover Rashid’ dos Emirados Árabes Unidos (EAU), após pouco mais de 90 dias de viagem, chegou finalmente em órbita da Lua. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo. 
 
Pois então amigos e amigas do BS, espetacular, e como a matéria mesmo diz, o Japão poderá (se o pouso bem sucedido for) se tornar a quarta nação do planeta Terra a pousar uma espaçonave em solo lunar, e ainda prestando o serviço de cargueiro espacial para uma outra nação, ou seja os Emirados Árabes Unidos que também estará fazendo história com o seu ‘Rover Rashid’ (veja o vídeo).
 
Entusiastas do BS, na matéria é citado que caso o Japão consiga realizar o pouso previsto para o final de abril próximo, essa missão japonesa deverá ser seguida por mais duas em 2024 e 2025 levando cargas para a Lua. 
 
Pois então, porquê não aproveitar essa oportunidade para mostrar a Sociedade Brasileira que essa piada espacial serve de alguma coisa? Façam algo significativo, Programas Espaciais vivem de desafios e o próprio Prof. Rui Botelho disse recentemente em nossa coluna ‘Espaço Semanal’ que a Comunidade Robótica Brasileira está pronta para um desafio como esse.
 
Ou protótipo de Mister M, se mexa, lance a ideia para o risonho Senador Marcos Pontes que tem excelentes relações com os japoneses por ter passado um tempo trabalhando na JAXA, e coloque ele para trabalhar e conseguir os recursos necessários e uma vaga em uma dessas missões japonesas, desta forma protótipo de Mister M você estaria deixando algum legado além das inúmeras falácias propagas pela sua pessoa ao longo de sua fraca gestão. Se mexa! 
 
Avante Hakuto-R/Rashid!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Módulo Lunar Japonês Lançado Pela SpaceX Chega à Lua
 
O módulo lunar Hakuto-R atingiu a órbita da Lua na noite passada e deve pousar na superfície no mês que vem
 
Por Flavia Correia
21/03/2023 - 16h25
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
 

Foram pouco mais de 90 dias de viagem desde o lançamento, e agora o módulo lunar Hakuto-R, finalmente, chegou à órbita da Lua. O equipamento, desenvolvido pela startup japonesa ispace, decolou no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, em dezembro, e tem previsão de descer na superfície lunar no fim de abril.
 
Quando isso acontecer, Hakuto-R, que significa “coelho branco”, em japonês, vai entrar para a história: até o momento, apenas as agências espaciais dos EUA, da China e da antiga União Soviética conseguiram o feito. 
 

Outra nação também se beneficiará de um pouso bem-sucedido do módulo japonês. O primeiro rover lunar dos Emirados Árabes Unidos, um robô de 10 kg chamado Rashid, deverá ser implantado pelo Hakuto-R na Lua para estudar seus arredores por cerca de 14 dias terrestres, se tudo correr conforme o planejado.
 
Segundo um comunicado emitido pela ispace, a sonda entrou em órbita lunar às 22h24 (horário de Brasília) de segunda-feira (20), representando um importante marco para a empresa japonesa, que tem grandes planos em relação ao espaço Terra-Lua.
 
“A inserção bem-sucedida do módulo de pouso na órbita lunar é um passo importante para o estabelecimento de um serviço de transporte de carga útil, pois demonstra que a ispace é capaz de transportar cargas úteis de clientes para orbitar ao redor da Lua”, diz o comunicado. 
 
Sonda Fotografou a Terra em Seu Trajeto Rumo à Lua
 
Cerca de um mês após o lançamento, o módulo Hakuto-R já “mostrou serviço”. A sonda capturou uma imagem da Terra durante seu caminho longo, tortuoso e altamente eficiente em termos energéticos em direção à Lua.
 
O pouso, cuja data específica ainda não foi anunciada, será de fato um marco, já que nenhuma espaçonave privada jamais pousou na Lua.
 
Se tudo correr dentro do previsto, a Missão 1, como é chamada, será seguida em sucessão relativamente rápida por dois outros voos robóticos para a superfície da Lua, enquanto a ispace trabalha para ajudar a estabelecer as bases para uma economia cislunar.
 
As missões 2 e 3 devem ser lançadas em 2024 e 2025, respectivamente. Segundo o site Space.com, o módulo de pouso da Missão 3, além de transportar cargas úteis para a superfície, também deve implantar dois satélites de comunicação em órbita lunar.

Comentários