Universidade de Sidney Desenvolve Mini Telescópio Espacial Para Buscar 'Planetas Habitáveis' no 'Sistema Estelar Alpha Centauri'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia sensacional postada ontem (27/03) no site ‘Canaltech’ destacando que um Mini Telescópio Espacial chamado de Missão TOLIMAN (Telescope for Orbit Locus Interferometric Monitoring of our Astronomical Neighborhood ) em desenvolvimento pela Universidade de Sidney, na Austrália, buscará planetas habitáveis em Alpha Centauri. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Olha aí, mesmo que não seja uma iniciativa da recém-criada Agência Espacial Australiana, certamente contará com o apoio deste órgão do Governo Australiano, pois colocará a Austrália em grande evidencia a nível mundial, bem como se exitoso for em sua missão, certamente estimulará a humanidade a buscar cada vez mais informações sobre este curioso Sistema Estelar Alpha Centauri.
 
O nosso único projeto de satélite astronômico em curso que eu saiba é o NanoMIRAX, fruto de uma parceria entre o INPE e a startup brasileira CRON Sistemas (que se espera seja lançado ainda esse ano), e convenhamos entusiastas do BS, apesar de sua relevância já citada aqui em diversas oportunidades, a mesma causa muito menos impacto em relação a missão australiana, além do fato de ser 'filha única', o que é muito pouco para um país com os nossos recursos. Enfim...

Enquanto isto, o governo atual parece que irá apostar em desenvolver um satélite pesado com a China, de tecnologia defasada, tendo opções mais baratas e tecnologicamente mais avançadas, para assim atender seus interesses políticos e de seus dinossauros apoiadores.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Mini Telescópio Buscará Planetas Habitáveis em Alpha Centauri
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
27 de Março de 2023 às 11h15
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESO/L. Calçada/N. Risinger

A missão TOLIMAN, que tem a missão de procurar planetas na órbita de Alpha Centauri, acaba de assinar um contrato com a empresa EnduroSat usar seu sistema de lançamento de minissatélites. Se bem-sucedido, o pequeno telescópio pode descobrir mundos que astrônomos têm se esforçado para encontrar há anos.
 
Planejada para ser uma missão de baixo custo, o Telescope for Orbit Locus Interferometric Monitoring of our Astronomical Neighborhood (TOLIMAN) foi proposto em 2019 por uma equipe da Universidade de Sydney, Austrália, para procurar planetas em Alpha Centauri usando o método de astrometria.
 
O sistema consiste nas estrelas mais próximas da Terra, localizadas a apenas 4.376 anos-luz de distância. Por isso, há grande interesse em saber se existem planetas potencialmente habitáveis por lá. A Breakthrough Initiatives — dedicada a procurar por vidas extraterrestres — apoia o TOLIMAN desde 2019.
 
No método de astrometria, cientistas procuram movimentos aparentes no céu que indiquem um outro corpo — no caso, um planeta — causando influência gravitacional. Isso poderia ser feito com outros instrumentos, se não houvesse um obstáculo: Alpha Centauri é uma estrela binária. Ou seja, no pontinho brilhante que vemos no céu existem duas estrelas.
 
Mesmo com os telescópios mais modernos, o sistema atrapalha o método de astrometria porque ambas as estrelas influenciam bastante na órbita uma da outra. Por causa dessa dificuldade, astrônomos tentam confirmar candidatos a planetas ao redor de Alpha Centauri desde 2012, sem sucesso até agora.
 
(Imagem: Reprodução/Tuthill et al.)
Ilustração esquemática do telescópio TOLIMAN.
 
Agora, em vez de usar a abordagem de telescópios convencionais, o TOLIMAN terá um espelho que espalha a luz das estrelas em um padrão de “flor”, permitindo medições extremamente precisas do movimento de uma estrela. Ele terá o tamanho de uma caixa de sapatos e sua lente contará com apenas 30 cm de diâmetro.
 
Para essa missão extremamente desafiadora, o satélite MicroSat precisa abrigar o telescópio (e outros sistemas para manter estabilidade térmica e mecânica) dentro de um volume de apenas 12 litros. Ele disponibiliza um downlink de dados a mais de 125 Mbps, que é importante para não comprometer os dados transmitidos entre satélite-Terra.
 
Assim, se o TOLIMAN encontrar algum novo candidato a planeta, instrumentos mais poderosos podem obter observações mais detalhadas para confirmar ou descartar a possibilidade.Se confirmado, os astrônomos poderão estudar o objeto para descobrir detalhes sobre a atmosfera, química de superfície, entre outras características do planeta.
 
Entre esses instrumentos, estão o James Webb e os de próxima geração, como o Nancy Grace Roman Space Telescope, com lançamento previsto para 2027.

Comentários