'Constelação Catarina' Recebe Sinal Verde Técnico Para Seguir Para a Sua Próxima Etapa de Desenvolvimento

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no dia de ontem (23/03) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que a tal ‘CONSTELAÇÃO CATARINA’ recebeu aprovação técnica para seguir a sua próxima Etapa de Desenvolvimento. Saibam mais pela nota abaixo.
 
Pois é, vamos ver no que vai dá essa história, isto no meu caso, se estiver vivo até lá.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
Constelação Catarina Recebe Aprovação Técnica Para Seguir a Próxima Etapa de Desenvolvimento
 
Projeto visa a contribuir para a agenda de desenvolvimento socioeconômico sustentável do país
 
Publicado em 23/03/2023 - 11h09
Atualizado em 23/03/2023 - 11h18
 

No dia 14 deste mês, especialistas em engenharia espacial revisaram e aprovaram o projeto Constelação Catarina, conjunto de nanossatélites de coleta de dados que será integrado com sistemas já existentes, como o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados (SBCD) e o Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA). O objetivo é auxiliar setores como a agropecuária e a defesa civil.
 
A revisão de avaliação ocorreu no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis/SC, onde o projeto é desenvolvido, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
Durante a revisão, presidida por um representante da empresa Visiona, técnicos da AEB, da UFSC e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) puderam atestar a qualidade do design do satélite. A aprovação da Revisão de Design Preliminar (PDR, em inglês) significa que o conceito do satélite atingiu maturidade tecnológica suficiente para prosseguir para a fase de detalhamento.
 
De acordo com o gerente do projeto Constelação Catarina no SENAI, Augusto De Conto, o aval da banca representa uma conquista para o desenvolvimento de tecnologias espaciais no estado de Santa Catarina. “Isso mostra que o projeto está seguindo na direção correta, pois atesta a capacidade do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados para o desenvolvimento de sistemas satelitais”, comemora.
 
O coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Rodrigo Leonardi, lembra que esse projeto é uma importante entrega no marco do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031. “A Constelação Catarina se enquadra como um Programa Setorial no contexto deste PNAE. Trata-se de um conjunto de sistemas espaciais que se baseia no uso de nanossatélites para prover serviços de coleta de dados ambientais, atmosféricos e de observação da Terra, com intuito de ajudar gestores públicos e produtores rurais”, explica.
 
Os sistemas da Constelação Catarina complementam-se por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais. Mesmo atendendo prioritariamente os setores agropecuário e de defesa civil, suas aplicações podem ser estendidas a outros setores, de maneira a contribuir para a agenda de desenvolvimento socioeconômico sustentável do país.
 
Sobre a AEB
 
 A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários