Após Sobrevoo, Sonda Espacial Juno da NASA Envia Novas Fotos da 'Lua Io' do Planeta Júpiter

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (06/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a ‘Sonda Espacial Juno’ da NASA, enviou novas fotos da ‘Lua Io’ do planeta Júpiter. Saibam mais sobre essa iniciativa pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sonda Juno Envia Novas Fotos da Lua Io, de Júpiter, Após Sobrevoo
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
06 de Março de 2023 às 11h51
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A sonda Juno, da NASA, acaba de tirar novas fotos de Io, lua de Júpiter. As imagens são resultado de um sobrevoo realizado no dia 1º de março, que levou a Juno para cerca de 51 mil quilômetros acima da superfície de Io.
 
Io é a lua mais vulcanicamente ativa do Sistema Solar e é coberta por fluxos de lava e plumas vulcânicas, que lhe conferem superfície colorida e repleta de formações. Nas novas fotos, Io aparece fotografada com grande proximidade — algo que não acontecia desde a missão New Horizons, que passou por Io em 2006 enquanto seguia a Plutão.
 
As novas fotos foram publicadas no Twitter por Jason Perry, que trabalhou com as equipes de imagens das missões Cassini e Galileo, além do instrumento HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter:
 

Ele observou que as fotos mostram algumas mudanças na superfície de Io que, apesar de discretas, são perceptíveis quando comparadas às fotos da New Horizons. “A primeira é um pequeno fluxo do extremo leste de Girru East”, disse. Segundo ele, o local é um ponto de atividade vulcânica observado pela primeira vez pela New Horizons, e as imagens do instrumento Jovian InfraRed Auroral Mapper (JIRAM), da Juno, sugerem que ainda esteja ativo.
 
Outros dados mostram tons de vermelho em Chors Patera, uma cratera vulcânica. “Material avermelhado em Io indica a presença de S3-S4, enxofre de cadeia curta que precisa ser resfriado regularmente por meio de vulcanismo ativo e de alta temperatura”, explicou.
 
Já o cientista cidadão Andrea Luck processou as imagens capturadas pela Juno e produziu o vídeo abaixo:
 



A Juno opera em sua missão estendida no momento, e já completou 49 órbitas ao redor de Júpiter. Enquanto estuda algumas das luas do gigante gasoso, ela vem realizando uma série de sobrevoos por Io; aquele realizado no início do mês foi o terceiro da série, e o próximo deverá acontecer em fevereiro do ano que vem.

Comentários