Missão Crew-6: Astronautas Chegam Bem à Estação Espacial Internacional (ISS) Com Uma Hora de Atraso

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (03/03) no site ‘Olhar Digital’ informado que os astronautas da Missão Crew-6  da NASA/SpaceX chegaram bem à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada desta sexta-feira (3) com uma hora de atraso. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois é, mais um gol da SpaceX e de sua bela e eficiente espaçonave Crew Dragon.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
SpaceX Crew-6: Astronautas Chegam à Estação Espacial Com Uma Hora de Atraso
 
Uma próxima leva de astronautas para a Estação Espacial Internacional está prevista para agosto, com a missão SpaceX Crew-7
 
Por Flavia Correia
03/03/2023 - 10h15
Atualizada em 03/03/2023 - 21h12
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Na madrugada desta sexta-feira (3), a missão Crew-6, o sexto voo tripulado da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) sob contrato com a NASA, finalmente chegou ao seu destino no espaço.
 
A cápsula Crew Dragon Endeavour atracou com o módulo Harmony do laboratório orbital às 3h40 (pelo horário de Brasília), cerca de uma hora depois do que estava programado.
 
Crédito: SpaceX
Da esquerda para a direita, o comandante da SpaceX Crew-6, Stephen Bowen, o piloto Warren “Woody” Hoburg e os especialistas da missão Sultan Alneyadi e Andrey Fedyaev.
 
Isso porque um dos 12 ganchos que ajudam a cápsula a se conectar à ISS apresentou um problema. A equipe da SpaceX em solo conseguiu fazer uma substituição de software, que corrigiu a falha, permitindo uma ancoragem bem-sucedida.
 
“Depois de um breve desvio panorâmico, bem-vindos à Estação Espacial Internacional”, disse David Hwang, do controle da missão da SpaceX, aos astronautas da Crew-6 logo após o encaixe. 
 
“Estamos felizes por estar aqui!” 
 
Stephen Bowen, comandante da missão Crew-6, ao chegar à estação. 
 
Esse mesmo sensor de gancho defeituoso também causou um pequeno problema logo após o lançamento da missão, que ocorreu às 2h34 de quinta-feira (2). O defeito impediu brevemente a tentativa da cápsula Endeavour de abrir seu cone nasal na órbita da Terra, mas esse marco foi alcançado depois que a espaçonave alternou para um sistema de backup.
 
Às 5h45 da manhã, as escotilhas da cápsula e da estação foram abertas e, finalmente, Stephen Bowen, o piloto Warren “Woody” Hoburg, o astronauta especialista em missão Sultan Alneyadi – dos Emirados Árabes Unidos (EAU) – e o cosmonauta russo especialista em missão Andrey Fedyaev entraram no laboratório orbital.
 
Crédito: NASA TV
De azul, os astronautas da missão SpaceX Crew-6, sendo recebidos pelos membros das missões Crew-5 e MS-22, formando uma tripulação de 11 integrantes na Estação Espacial Internacional.
 
Eles foram recebidos pelos sete tripulantes que os aguardavam para a cerimônia de boas-vindas: os quatro membros da missão SpaceX Crew-5 e os três integrantes da missão Soyuz MS-22.
 
O quarteto Crew-5, formado por Josh Cassada e Nicole Mann, da NASA, Koichi Wakata, do Japão, e a cosmonauta russa Anna Kikina, vão retornar à Terra daqui a cerca de cinco dias.
 
Já o astronauta Frank Rubio, da NASA, e os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, que chegaram à estação a bordo da Soyuz MS-22 em setembro de 2022, só poderão voltar para casa em setembro deste ano, após uma prorrogação de seis meses de sua missão.
 

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, essa extensão de prazo se deve a um vazamento detectado na nave que os traria para a Terra este mês. Por causa desse problema, uma nova cápsula foi enviada para resgate.
 
Como essa espaçonave foi lançada sem tripulação, se Rubio, Prokopyev e Petelin retornassem à Terra agora nesse veículo, a ISS ficaria um período muito longo com falta de pessoal – já que, não fosse o vazamento da cápsula MS-22, a missão Soyuz MS-23 seria lançada apenas no meio do ano, com tripulantes a bordo.
 
Uma próxima leva de astronautas para o laboratório orbital está prevista para agosto, com a missão SpaceX Crew-7.

Comentários